Com a pegada do industrial – estilo industrial na decoração

08 SET 2016
• Dica de decoração

Concreto, tijolos e tubulações aparentes, paredes descascadas, desgastadas e revestimentos de aspecto usado, detonado. Estas são algumas características que dão todo o charme ao estilo industrial na decoração. Foi entre as décadas de 1950 e 1970 que essa onda ganhou força, quando antigos galpões e armazéns foram sendo transformados em lofts residenciais, em Nova York, mantendo suas características originais.

 

Tubulação exposta

Com a pegada do industrial – estilo industrial na decoração 7

Na Decora Lider Brasília, o Loft BEP, do escritório BEP Arquitetos, exala um ar industrial, com a retirada de parte do forro do teto. A estratégia deixou exposta a tubulação de incêndio.

 

High-low

Com a pegada do industrial – estilo industrial na decoração 4

Já no Cafofo RO+CA, do Studio RO+CA para a Decora Lider Rio de Janeiro, destaque para a parede propositalmente detonada. Ela faz um belo high-low com o pufe redondo no clássico estofado capitonê. Além disso, o espaço conta com materiais nobres, desenhos simples e linhas retas, como as do generoso sofá rosa, reforçando a atmosfera cosmopolita do ambiente.

 

Como adaptar o estilo a realidade do meu projeto?

Mesmo sendo comumente associado a espaços abertos, com pé direito alto e amplas janelas, o estilo industrial pode entrar na sua casa sem esses pré-requisitos. Há hoje uma infinidade de acabamentos e soluções que carregam um perfume dessa tendência. Seja pelo aspecto rústico, como uma parede revestida em pedra, cimentício ou simulando tijolinhos. Ou seja por acessórios, como pendentes de luz que deixam o filamento à mostra. Assim, é possível criar um clima industrial sem alterar estruturas ou elementos definitivos. Então, que tal explorar a interação entre a construção e a decoração, mesmo que de “mentirinha”?

 

Com a pegada do industrial – estilo industrial na decoração 8

Com a pegada do industrial – estilo industrial na decoração 5

Paredes com revestimento cimentício e papel de parede que imita cimento queimado foram, respectivamente, as escolhas de André Bastos, Guilherme Leite Ribeiro e Raquel Nogueira, para o Espaço Identidade na Decora Lider Brasília, e de Thoni Litsz, para o Home Theater no Rio de Janeiro. O arquiteto e decorador explora o conceito de industrial chic, mesclando obras de arte com um design de linhas mais retas e tons neutros.

 

Mix de texturas e materiais

Com a pegada do industrial – estilo industrial na decoração 6

Na Sala Íntima da Família, na Decora Lider Rio, Flávia Freitas elegeu um mix de texturas e materiais – como tijolinho, madeira, tons de ouro velho, couro e luminárias de estilo industrial – para dar personalidade à ambientação.

 

Ficou com vontade de trazer o charme e o despojamento do estilo industrial para sua casa? Conte com a gente! Temos diversos profissionais capacitados para te oferecer toda assessoria necessária na decoração da sua casa. Esperamos você!

 

Confira as novidades do nosso Editorial