Como escolher o armário ideal para o quarto?

17 NOV 2017
• Dica de decoração

Como escolher o armário ideal para o quarto

Itens imprescindíveis quando o assunto é organização, os armários são vistos como móveis cuja principal característica é a funcionalidade. Mas, atualmente, ele vai muito além da praticidade, reunindo beleza e tecnologia em um só lugar. Entretanto, escolher o melhor modelo não é tarefa fácil. É preciso levar em conta o seu tamanho, material, função, facilidade de limpeza, entre outros detalhes. A seguir, montamos um passo a passo que irá te ajudar a escolher o armário ideal para o quarto.

1 – Defina tudo o que será guardado no armário

Como escolher o armário ideal para o quarto

Quarto do casal de Marçal Farnochi e Fernanda Restino Farnochi para a Decora Lider Ribeirão Preto 2016.

Antes de pensar nas proporções do guarda-roupas, sua profundidade e medidas, faça um inventário de tudo que será guardado nele. A iniciativa ajuda a definir o tamanho ideal do armário, bem como quais compartimentos serão mais usados. Uma pessoa com muitos trajes sociais, por exemplo, pode precisar de um cabideiro maior. Já a mulher com muitos sapatos deve dedicar mais espaço à sapateira.

2 – Preste atenção nas medidas

Como escolher o armário ideal para o quarto

Adriana Dib escolheu portas de correr para o seu Quarto da Moça da Decora Lider Ribeirão Preto 2016.

A profundidade aconselhável de um armário é de geralmente 55 cm, isto quando as portas são de abrir. Se a opção for por portas de correr, as medidas podem variar entre 65 cm a 70 cm. Se o quarto é pequeno, o mais indicado são portas de correr, que ocupam menos espaço e não interferem na circulação.

3 – Escolha o local onde o armário ficará no quarto

Como escolher o armário ideal para o quarto

Fabíola Ambrosano e Joelma Perdigão posicionaram o armário ao lado da cama, nesse quarto feito para a Decora Lider Rio 2016.

Na hora de escolher onde instalar o armário, por questões de aproveitamento de espaço, opte por deixá-lo concentrado em uma parede do quarto. Geralmente, a mais indicada é ao lado da cama. Isto porque ela não atrapalha a circulação de seus moradores. Caso o seu quarto seja amplo, ele pode ficar em frente, na diagonal ou mesmo atrás da cama.

4 – Pense nas divisórias e nos compartimentos

Como escolher o armário ideal para o quarto

Com o inventário de tudo que será guardado em mãos, é hora de pensar nas divisórias e compartimentos ideais para o seu armário. Cabideiros longos são ótimos para quem possui muitos ternos e vestidos de festa. Outra alternativa é optar por cabideiros de dois compartimentos (um logo acima do outro). Essa opção é perfeita para quem tem muitas calças e casacos. Blusas, roupas íntimas, meias e roupas de praia podem facilmente ser guardadas em gavetas. Quanto aos sapatos, o melhor é investir em prateleiras, mas não muito profundas, para que o campo visual não seja prejudicado e, assim, seja mais fácil escolher o modelo do dia.

5 – Defina os materiais

Como escolher o armário ideal para o quarto

Adriana Salles e Mércia Salles optaram por portas revestidas com espelhos, em seu ambiente para a Decora Lider Salvador 2016.

A madeira é sempre uma ótima escolha quando o assunto é armários, já que é sinônimo de durabilidade. No entanto, muitas pessoas optam pelo MDF e MDP pelo fato do investimento em um armário de madeira ser mais alto. A escolha por estes dois últimos materiais também é ótima, uma vez que eles são versáteis e podem receber texturas e acabamentos diferentes. Caso o quarto seja pequeno, uma ótima forma de ampliá-lo é revestir as portas de correr dos armários com espelho.

Pronto para escolher o armário ideal para o seu quarto? Visite uma de nossas lojas para conhecer o nosso design feito para viver!

Confira as novidades do nosso Editorial