7 dicas de décor para cozinha integrada à sala

02 JUN 2017
• Dica de decoração

A integração entre a cozinha e a sala de estar se tornou hit absoluto na arquitetura de interiores. O conceito tem tudo a ver com o jeito contemporâneo de morar, em que a família busca interação nos momentos em que está em casa, já que se tornaram mais raros.

Enquanto o pai cozinha, a mãe trabalha no home office e as crianças brincam no estar. Essa conexão é superversátil, permitindo que os ambientes sejam usados de novas formas, a cozinha pode virar parte do estar ou varanda, por exemplo. Uma verdadeira salvação em imóveis menores, que ganham amplitude. Contudo, a cozinha aberta pede um upgrade no décor. Confira 7 dicas para arrasar na sua cozinha integrada!

Elemento de ligação

cozinha integrada

A decoração pede ainda mais capricho se a ideia for não só deixar a cozinha aberta para a sala, mas fundir os dois ambientes — como aqui, onde a sala de jantar fica literalmente dentro da cozinha. Além da harmonia de cores e estilo, um grande elemento de design ligando os dois espaços é uma ótima ideia. Os módulos em cinza, branco e amarelo da Linha Átrio, nossa coleção de planejados para a cozinha, são continuados pela ampla estante de madeira, dando um ar mais chique ao espaço.

Cozinha delimitada

cozinha integrada

Integração não impede que os espaços sejam bem resolvidos e delimitados. Isso pode ser conquistado de diversas formas: com uma estante vazada dividindo os ambientes, um tapete marcante, pisos diferenciados, etc. Aqui, o pergolado estilizado forma um “L” numa parede lateral e no teto, reforçando a área gourmet.

Cadeiras de “costas quentes”

cozinha integrada

Já que os ambientes integrados têm poucas paredes, lembre-se que o mobiliário deve primar pelo bom design em todos os ângulos. Se a cozinha tiver uma bancada com assentos ou a própria sala de jantar for uma continuação dela, as cadeiras ficarão sempre de costas para quem estiver no estar. Assim, encostos lindos como os da cadeira Apuí, de fibras trançadas, são a pedida ideal. Um colírio!

Assentos versáteis

cozinha integrada

Com o estar coladinho ao jantar e à cozinha, a grande bancada recebe não só cadeiras, mas puffs, tornando a hora de receber os amigos bem mais prática. Melhor ainda se for um modelo com rodízios, que pode ser arrastado pra lá e pra cá, reconfigurando as conversações de acordo com a fluição do papo.

Objetos à mostra

cozinha integrada

Ao unir esses espaços, fique atento à bagunça da cozinha. Nichos, prateleiras e móveis abertos são ótimos para exibir os eletrodomésticos mais bonitos, mantimentos em potes de vidro, livros de receita e garrafas, mas tudo deve estar impecável. Módulos fechados são imprescindíveis para guardar o que não precisa aparecer.

Leveza em espaços pequenos

cozinha integrada

Sua cozinha e sala têm pouca dimensão? Opte por um fechamento vazado, como esta bancada com réguas de madeira. Permitir que o olhar “atravesse” essa barreira deixa o ambiente mais leve.

Restringir os módulos fechados à parte inferior, deixando apenas nichos na de cima, também colabora para não pesar visualmente, nem “sufocar” ambientes menores.

Venha até uma loja Lider conferir de perto as inúmeras soluções que a marca oferece para você ter uma cozinha integrada encantadora. Você vai se surpreender!

Como ter uma cozinha prática e cheia de personalidade 2

 

Confira as novidades do nosso Editorial