Boiserie: entenda o que é e como utilizá-lo na decoração do ambiente

06 DEZ 2019
• Dica de decoração

Item indispensável para a decoração francesa no século XVIII, o boiserie – técnica que insere molduras de diversos formatos na parede – é sinônimo de sofisticação e elegância. Antes restrita a ambientes de estilo mais clássico, ele também pode ser visto em espaços contemporâneos, sejam eles áreas sociais ou íntimas.

Quanto aos materiais de que é feito, o boiserie pode ter como matéria-prima a madeira, o gesso e até o poliuretano, de instalação mais fácil. Apesar de tantas opções, uma dúvida permanece: como utilizá-lo na decoração do ambiente

Isso é o que mostramos para você a seguir.

Defina o estilo da sua decoração

Pelo fato do boiserie ser um item clássico, é importante definir primeiramente qual será o estilo da sua decoração. Nesse quarto de Jacira Pinheiro para a Decora Lider Rio 2019, ele atua como elemento de sofisticação do ambiente. Móveis de linhas contemporâneas, como o banco Lina, se encarregam de conferir o clima leve e moderno do ambiente.

 

Destaque o boiserie com quadros e uma cor forte nas paredes

Se o seu desejo é por uma decoração mais conceitual, que seja capaz de surpreender moradores e convidados, inspire-se nesse Living criado por Isadora Morais. Diversos quadros com molduras no estilo clássico foram posicionados de maneira a acompanhar o layout dos boiseries. A parede em tom verde forte e o mobiliário contemporâneo – vide sofá Way e poltrona Viki – garantem o estilo contemporâneo do espaço.

 

Use espelhos dentro dos boiseries

Nesse living de Antônio Bettarello para a Decora Lider Ribeirão Preto 2016, os espelhos formam um interessante mosaico dentro de um dos boiseries do espaço. A iniciativa, além de criar um jogo visual interessante, ainda ganha em funcionalidade, pois garante a sensação de amplitude do espaço.

 

Varie nos desenhos do seu boiserie

Além dos tradicionais e simétricos quadrados, você pode também inserir boiseries de outros formatos na parede do ambiente. Também na mostra Decora Lider Ribeirão Preto 2016, Antônio Bettarello optou por dois formatos de boiseries: o tradicional quadrado e também retangulares, posicionados próximos ao rodapé.

 

Crie um jogo de volumes com o boiserie

Ótima forma de deixar o décor mais aprimorado, esse jogo de volumes pode ser feito com uma iluminação ou até mesmo um quadro. Repare no detalhe do quarto de Jacira Pinheiro, e como o quadro e a iluminação ressaltam o boiserie e dão uma sensação de maior profundidade ao espaço.

 

Pronto para inserir o boiserie na decoração? Então é hora de visitar uma de nossas lojas para conferir nossos móveis e complementos.

Confira as novidades do nosso Editorial