Tapete, cortina e sofá. Como combinar?

19 JUL 2017
• Dica de decoração

Uma das grandes dúvidas na hora de decorar a sala é sobre como combinar tapete, cortina e sofá. Para ter um bom resultado nesse quesito, a primeira coisa a se fazer é escolher a cartela de cores. Depois, é hora de colocar a mão na massa. Para te ajudar, selecionamos cinco ambientes para te orientar na melhor combinação dessa trilogia, essencial para dar aconchego às salas de estar. Confira a seguir:

Brinque com o contraste das cores e formas

Tapete, cortina e sofá. Como combinar

Tons vibrantes foram a escolha de Melina Mundim para a sua Sala de Conversas, ambiente projetado para a mostra Modernos Eternos BH 2017. O sofá Concha ganhou tecido de veludo vinho, enquanto as poltronas do mesmo modelo foram revestidas com tecido laranja. Um tapete com estampa geométrica neutra ajuda a quebrar a “vibração” das cores dos sofás. Nas janelas, uma persiana preta de madeira adiciona um interessante contraponto às texturas exploradas nos móveis.

Descombinar também pode dar certo

Tapete, cortina e sofá. Como combinar

Tons pastel costumam ser fáceis de combinar e garantem menos chance de erro no décor. No Cenário Sala projetado pelo Coletivo P para o Dmais Design, o sofá na cor azul é realçado pelo tapete geométrico de diversas tonalidades pastel, como rosa, amarelo e verde. Para finalizar, a cortina também geométrica, em P&B, mostra que descombinar também é uma ótima pedida.

Aposte num elemento principal

Tapete, cortina e sofá. Como combinar

Um pied de poule em grande dimensão estampa o tapete que é atração desse ambiente de Vanja Maia para a Decora Lider Salvador. Para não tirar o foco, sofás em tons cru e persianas brancas completam o espaço.

Neutros, porém marcantes

Tapete, cortina e sofá. Como combinar

Tapete, cortina e sofá. Como combinar

O marrom e o cinza sempre formaram uma interessante combinação, como mostram esses dois ambientes. No primeiro, de Gabriela de Rossi, o sofá Concha foi revestido em couro marrom e ladeado pelo tapete em um tom de cinza bem neutro, que não briga nem com o sofá nem com as cortinas, na cor bege. No segundo ambiente, projetado por André Duarte e Anna Malta, a chaise Mariana, também revestida em couro, é realçada por tapete estonado em tons cinza e branco. A cortina também assume papel coadjuvante, em um tom gelo seco.

E aí, pronto para combinar tapete, cortina e sofá? Agora é só ir até a loja Lider mais próxima para fazer a melhor escolha!

Como ter uma cozinha prática e cheia de personalidade 1

Confira as novidades do nosso Editorial