Tendências de décor: saiba como usar os tons terrosos na sua casa

27 NOV 2017
• Dica de decoração

Eles chegaram devagar, como quem não quer nada, e já dominam a decoração contemporânea. Os tons terrosos são os novos queridinhos dos designers de interiores. Mas porque tamanha paixão por essa cartela de cores que apresenta variados tipos de marrons, verdes e até um rosa claro e avermelhado? Segundo a analista de tendências Li Edelkoort em entrevista à revista Casa Cláudia, a principal tendência nas moradias atuais é o que ela chama de “fronteiras inexatas entre interior e exterior”. O resultado é a natureza mais próxima, dentro de casa, e caso não seja possível, materiais, móveis e cores que satisfaçam à nossa necessidade de estar mais perto de tudo que é natural. Um dos motivos da ascensão dos tons terrosos é exatamente esse desejo de mais tranquilidade e conexão com a natureza. Pensando nisso, selecionamos alguns ambientes para te inspirar e damos algumas dicas de como usar os tons terrosos no décor. Confira a seguir.

Aposte no couro

Saiba como usar os tons terrosos em sua casa

Um material que se dá muito bem com os tons terrosos é o couro. Caso queira dar um up no décor de casa sem mudanças muito radicais, uma boa dica é revestir aquela poltrona da qual você não abre mão com o material.

Adriana Bellão apostou no couro marrom claro para as poltronas Museet de sua Garagem de Estar, ambiente criado para a Campinas Décor 2017. Os bancos Bow também ganharam revestimento de couro, só que em um tom de marrom mais fechado.

Invista nas texturas

Saiba como usar os tons terrosos em sua casa

Uma estratégia excelente para valorizar móveis em tons terrosos é o mix de texturas. André Alf contrabalançou o couro do sofá capitonê com um tapete felpudo para o seu ambiente na Decora Lider 2017. Ponto também para a parede, revestida com tábuas de madeira.

Escolha uma parede de destaque

Saiba como usar os tons terrosos em sua casa

Outra alternativa eficiente para inserir os tons terrosos na decoração é pintar as paredes de um cômodo com uma cor da cartela. Isabela Bethônico escolheu um rosa claro, quase salmão, para a despensa da sua Cozinheta, ambiente criado para a Casa Cor Minas 2017. Samambaias completam o clima “natureza mais perto de você”, assim como as cerâmicas dispostas nas prateleiras.

Utilize madeira no décor

Saiba como usar os tons terrosos em sua casa

A madeira também é uma ótimo recurso para quem adora tons terrosos e quer inseri-los na decoração. Presente no piso, na estante e nas paredes do home office de Claudia Martins para a Casa Cor Minas 2017, elas são valorizadas pelo verde das plantas espalhadas pelo espaço.

Inspire-se na natureza

Saiba como usar os tons terrosos em sua casa

O trio cor verde musgo, madeira de demolição e fibras naturais mostra sua força por meio dessa tendência de tons terrosos. Na Decora Lider Ribeirão Preto 2016, o escritório Frezza e Figueiredo apostou no trio para essa sala de jantar. Uma boa dica para usar os tons terrosos no décor é prestar atenção nos materiais, escolhendo sempre aqueles que lembram a natureza de alguma forma.

Use uma cor só

Saiba como usar os tons terrosos em sua casa

Se quiser um décor ousado, opte por móveis e parede no mesmo tom de marrom, suavizados por algum complemento, como o tapete e a cortina. O escritório CLS Arquitetura usou esse recurso no café Plataforma 8, ambiente criado para a Casa Cor Minas 2017.

Pronto para usar os tons terrosos no décor da sua casa? Clique aqui e escolha os móveis que farão a diferença!

Confira as novidades do nosso Editorial