A arte do entalhamento

04 SET 2012
• Mundo Lider

Um trabalho encantador, que chama atenção pelos detalhes e pela criatividade das formas. Assim é o entalhamento, uma técnica antiga de marcenaria que envolve precisão e capricho para transformar peças de madeira em verdadeiras obras de arte. Além da preciosidade do ofício, que hoje em dia é realizado por poucos artesãos, um dos fascínios do entalhe está na atmosfera que traz para a decoração, inserindo nos ambientes elementos de estilo barroco, colonial e medieval.

Acompanhe a Lider Interiores no Facebook e Twitter.

Entalhamento - Lider Interiores Entalhamento - Lider Interiores

Para o gerente Industrial da Lider, Hales da Fonseca, o grande diferencial dessa técnica está na forma artesanal de produção. “Por ser uma peça trabalhada manualmente, o resultado vai depender da arte e da criatividade do entalhador ou artesão. Nas mãos desses profissionais, a peça que antes era um simples desenho passa a ganhar formas inusitadas”, afirma. E é esse processo de confecção artesanal que possibilita que peças como cadeiras, molduras de espelhos, cabeceiras de camas e muitas outras ganhem estilo próprio, formatos personalizados e um charme peculiar. E quem admira a arte sabe que essas características, aliadas à riqueza de detalhes e à sutileza das criações, são responsáveis por tornar o trabalho do entalhador tão valioso.

Madeira macia e ferramentas personalizadas

Apesar de toda a beleza do entalhe, o processo de confecção das peças está longe de ser fácil. São horas de inspiração e muito tempo de trabalho, que começa já na escolha da madeira. “As madeiras mais usadas são as macias, isto é, as que podem ser cortadas com mais facilidade. Mas também é possível usar madeiras rijas (duras). A desvantagem destas, porém, é que por serem muito rígidas, elas dificultam a confecção de detalhes e tornam o serviço mais demorado”, explica Hales.

De acordo com o profissional, outro ponto importante no processo de entalhe da madeira é a seleção das ferramentas. “Existem muitas opções no mercado, mas alguns entalhes são tão precisos que às vezes o entalhador ou artesão precisa fabricar sua própria fermenta para esculpir a peça da forma que necessita”, finaliza.

Entalhamento - Lider InterioresMóveis entalhados na Lider Interiores, como as cadeiras Luiz VX e Luis Felipe,  são usados para compor ambientes de estilo clássico e contemporâneo.

Gostou? Compartilhe!

 

Confira as novidades do nosso Editorial