Capas para móveis: saiba porque usar

14 JUN 2012
• Inspiração

Seja para proteger, conservar, camuflar imperfeições ou dar cara nova para o ambiente, as capas são ótimos acessórios. Mais que cumprir sua função básica de proteção, esses adornos ajudam a aumentar a vida útil dos objetos em que são aplicados. Além disso, seu visual está cada dia mais elaborado, o que faz com que seja usado para agregar à decoração, vestindo com estilo e requinte peças de mobiliário – estofados, puffs, cadeiras -, colchões, travesseiros, almofadas e até mesmo edredons. E o melhor disso é que dá para renovar o ambiente sem ter muitos custos.

Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook Twitter.

Decora Salvador - Ambiente Iamna Smarcevscki

Capas de almofadas Lider InterioresPara usar e abusar

São diversas as vantagens que o uso de capas pode proporcionar. Uma delas, conforme sugere a designer de interiores e coordenadora de produtos da Lider Interiores, Glauciene Duarte, é que esses acessórios ajudam a manter a higiene em casa. A profissional, no entanto, adverte que o erro na escolha do tecido pode trazer grande acúmulo de sujeira, fazendo surtir efeito contrário. Por isso, a recomendação é que sejam usados materiais como o polyester e a viscose, que têm linho em sua composição e são menos suscetíveis a sujeiras. “Estampas e tons mais escuros também podem ajudar a disfarçar alguma mancha.”

Outro benefício das capas é que elas ajudam a aquecer o ambiente em dias de baixa temperatura. No inverno, por exemplo, além de aumentar o conforto, ainda evitam o contato direto com móveis de materiais frios. Nesse caso, Glauciene indica o uso de veludo, , pelúcia e tricô. Uma boa dica é utilizar esses revestimentos para compor acessórios, como almofadas, dando mais charme ao ambiente durante a estação.

Por outro lado, tecidos mais básicos, como o algodão, são práticos na hora da manutenção e se adéquam facilmente aos móveis, o que é essencial para que adereço não cause incomodo à decoração.

Na hora da escolha, Glauciene ressalta que capas desproporcionais podem trazer desconforto e falta de harmonia. “Além de saber as dimensões do móvel, para escolher o tamanho ideal, é necessário levar em consideração a trama de cada tecido e a densidade das espumas, mas, para não cometer erros é importante consultar um tapeceiro.”

Gostou da dica? Compartilhe esse post!

Confira as novidades do nosso Editorial