Como comprar um colchão?

30 MAIO 2011
• Mundo Lider

 

Essa é uma das escolhas que mais demandam a atenção na montagem do quarto. Especialistas lembram que uma noite de sono maldormida pode ser fonte de estresse, perda de memória, aumento de peso, mau humor, baixa imunidade, problemas de concentração, dores de cabeça e no corpo. Ao mesmo tempo, o colchão ideal pode te reabastecer com a energia, a disposição e a alegria necessárias para um novo – e perfeito – dia. Mas, diante de tantas opções de tamanhos, tipos de molas, espumas e tecidos, como escolher o produto ideal? Saulo Araújo, Gerente Comercial da Lider, dá algumas dicas essenciais para você fazer bonito em sua compra.

 

 

Ouça seu corpo

Sempre leve em conta o que o seu corpo aprova, ou seja, experimente o colchão antes de comprar. E não se sente apenas. Deite-se e fique um tempo por ali, sem pressa. Sinta-o.

Certificação e densidade: essenciais

Não prescinda do selo do Inmetro, principalmente no caso dos colchões de espumas: eles possuem uma tabela indicativa de densidade conforme o peso e a altura dos usuários. Com o selo, você terá a garantia de estar comprando exatamente o que está na etiqueta.

Ainda de olho na etiqueta

Colchões de qualidade recebem tratamentos hipoalergênicos, que previnem doenças causadas por ácaros, fungos e bactérias. Ou seja: mais um motivo para você não descuidar das informações contidas na etiqueta do produto.

E as molas?

Aí são várias as possibilidades. Molas Superlastic, por exemplo, são feitas com tecnologia de fios contínuos, e agradam àqueles que preferem um colchão com mais molejo e balanço. Já as molas Pocket são mais estáveis, pois são ensacadas individualmente, e não transmitem o movimento de uma mola à outra – ideal para quem tem sono leve ou para casais com diferença acentuada de peso.

Garantia… de um sono bom

Os melhores colchões de espuma têm cerca de três anos de garantia. Já os de mola, até dez anos. Prefira os que se garantem por estes prazos.

 

E o tecido importa, sim!

Fibras sintéticas, como poliéster e polipropileno, normalmente esquentam e causam desconforto ao sono. Assim, prefira colchões com tecidos naturais, como eucalipto, bambu e algodão, que possuem equilíbrio térmico. Há também tecidos com nanotecnologia aplicada, como fibras de carbono, que possuem ação eletrodispersiva e ajudam no relaxamento muscular. Por fim, opte pelas malhas aos tecidos de tear plano. Elas duram mais e são mais agradáveis ao toque.

Confira as novidades do nosso Editorial