Home Pubs ganham espaço na decoração

01 NOV 2011
• Inspiração

Pubs combinam com dias chuvosos, cervejas em canecas de meio litro, drinks, música e conversas em um ambiente aconchegante. Ao contrário do que você possa imaginar, não é necessário viajar para fora do país para ter uma experiência assim. Na verdade, você sequer precisa sair de casa!

Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook e Twitter.

Uma nova tendência, que desponta no mercado de arquitetura e decoração de interiores, proporciona aos usuários o gostoso clima de bares em casa: é o home pub, que veio para dar um “upgrade” no velho barzinho, usado somente para expor as bebidas nas residências.

De acordo com a arquiteta Cristina Morethson e o engenheiro civil Ângelo Coelho, isso aconteceu porque “o antigo barzinho ficou fora dos padrões da atualidade. Hoje as necessidades são múltiplas, as pessoas querem mais conforto e espaços mais amplos para a convivência com a família e com os amigos”. Além disso, a procura pelo home pub teve seu crescimento devido também a outro fator: segurança. De acordo com os profissionais, na constituição desse ambiente, os riscos noturnos nas grandes cidades e a violência do dia a dia foram trocados pelo aconchego e a atmosfera agradável do lar.

Mas qual o lugar ideal em casa para instalar um bar? Para Cristina e Ângelo, já que a ideia é criar um espaço aprazível e descontraído para receber os convidados, um ambiente especial para servir bebidas e petiscos, o home pub deve ser instalado em um recinto onde os moradores se sintam confortáveis para acolher as pessoas. “Pode ser um local totalmente privado como, por exemplo, um porão, ou uma garagem desativada, onde os amigos poderão reunir-se para bater papo, bebericar, fazer negócios, sem interferir na rotina da casa. Ou, como os brasileiros gostam de ambientes integrados, pode ser localizado na área gourmet, aliado ao espaço de jogos, em um canto do living ou na varanda”.

Entre as vantagens do home pub – que pode ser utilizado tanto no dia a dia como adega e apoio para o jantar, quanto em ocasiões especiais como aniversários e recepções para servir drinks, os profissionais destacam a possibilidade de estocar as bebidas preferidas e a diminuição de gastos em locais públicos como bares e restaurantes.

E se você gostaria de criar uma atmosfera semelhante à dos pubs britânicos, pode apostar nas dicas dos dois: abuse de estofados e banquetas confortáveis, crie uma iluminação apropriada e invista em revestimentos descontraídos e espelhos.

Quer mais dicas de decoração para bar? Converse com nossa Decoradora Virtual  e arrase nas produções!

Confira as novidades do nosso Editorial