Industrial: um estilo em alta na decoração

29 JAN 2016
• Inspiração

Nascido com os lofts urbanos de Nova York, quando antigos galpões e armazéns viraram residências, sem esconder suas características originais, o estilo industrial ganhou força no décor entre os anos 1950/70 e hoje é uma das tendências mais em voga. Normalmente associada a espaços abertos, justamente por causa dos lofts, essa estética permite explorar, com facilidade, a interação entre a construção e a decoração.

Acompanhe a Lider Interiores no Facebook, no Twitter e Instagram.

Industrial_01

Para o arquiteto Roberto Carril, que atua em Brasília, são muitas as possibilidades de transformar um espaço, conferindo ares industriais. “Dentre as que venho trabalhando estão a integração dos ambientes, a valorização  do pé direto,  o uso aparente de concreto, tijolos (em tamanhos e tonalidades variados) e conduletes (tubulações metálicas); paredes descascadas e madeira, inclusive de demolição. As cores podem variar, dependendo da intenção sensorial”, explica. Quanto à iluminação, Carril sugere trilhos, spots e rebatedores. “Lâmpadas com filamento aparente e design retrô são muito bem-vindas”.

Industrial_02

Já que o estilo industrial lembra a aparência de uma fábrica, vale equilibrá-lo com recursos que proporcionem a sensação de conforto e acolhimento. Como arquiteto, Carril procura traçar o perfil do usuário, trazer referências da vida e do cotidiano do cliente, escolher obras de arte junto com ele e criar harmonia entre o mobiliário, as peças de decoração e os acessórios. “O efeito luminotécnico equilibrado, em acordo com a proposta conceitual, também ajuda a conferir alma e personalidade”, destaca.

Industrial_09

Normalmente aplicado em salas de estar/jantar integradas à cozinha, nada impede que o estilo seja incorporado ao quarto e ao banheiro. Carril lembra que é essencial criar uma relação equilibrada entre materiais e cores, bem como o uso de painéis, portais e outras formas de fechamento que possam atribuir versatilidade, integração eventual e amplitude espacial.

Industrial_04

Se o seu imóvel não tiver as características originais do estilo industrial, o arquiteto garante que é possível criá-las sem alterar estruturas ou elementos definitivos: “Basta ir além, vislumbrar e viajar no espaço, mergulhando em referências e conceitos”. Carril, inclusive, assinou um loft com pegada industrial para a Decora Lider Brasília 2015. “O que mais me atrai nesse estilo é sua versatilidade e as possibilidades de abstrair e intervir no espaço. O desafio de relacionar elementos, por vezes contrastantes, em uma atmosfera que envolve arte e referências”.

Industrial_08

Se você curte misturar estilos, saiba que o industrial se relaciona muito bem com vários outros, como o vintage, que dá um toque romântico e suaviza a frieza do ambiente. Carril aposta também no mix com o minimal, eclético, casual, clássico revisitado, rústico chic, moderno e contemporâneo. “Para mim não há restrições, desde que haja um conceito e um partido bem embasados”, afirma. Então, que tal deixar sua casa com um visual mais urbano e descolado?

Industrial_06

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 

 

Roberto Carril1

 

 

 

Roberto Carril

JCarril Consultoria & Arquitetura

Arquiteto Diretor Executivo

robertocarril.br@gmail.com

+ 55 61 81800531

Confira as novidades do nosso Editorial