Inspire-se nas cores de 2016, que evocam o bem-estar

25 JAN 2016
• Inspiração

Sabedoria, calma, conforto, paz interior, harmonia e relaxamento são algumas das sensações proporcionadas pelas cores de 2016, eleitas pela Pantone, a gigante norte-americana mundialmente famosa por seu sistema numérico de escala de cores. Em 2015 foi a vez da Marsala, um vinho amarronzado, robusto e elegante; mas este ano, em decisão inédita, a Pantone escolheu um par: Rose Quartz (Pantone 13-1520) e Serenity (Pantone 15-3919), suaves tons de rosa e azul.

pantone colors

Sendo a Pantone referência para a indústria gráfica, publicidade, moda, comunicação e design, entre outros diversos setores, é claro que veremos essas cores influenciando bastante o décor. “Juntas, Rose Quartz e Serenity evocam o equilíbrio que existe entre um rosa acolhedor como um abraço e um tom azul claro mais frio e tranquilo, refletindo a conexão entre o bem-estar e uma calma sensação de ordem e paz”, definiu Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, ao anunciar as cores, em dezembro passado. Ainda segundo a empresa, os consumidores de hoje buscam o bem-estar e a consciência como antídotos para as tensões, aceitando cores que transmitam, psicologicamente, tranquilidade e segurança. E não tem tudo a ver inserir essa ideia nos ambientes que nos cercam?

Pantone_Colors-of-the-year_2016_02

Rose Quartz e Serenity também estão em sintonia com a indefinição entre o masculino e o feminino, tendência que vem ganhando cada vez mais espaço na moda e impactando outras áreas do design. Essa abordagem unilateral da cor coincide com movimentos sociais em relação à igualdade de gêneros e fluidez, com uma maior liberdade no uso da cor como uma forma de expressão, sem estereótipos. Esqueça o “rosa para meninas” e “azul para meninos” – em breve, esse conceito será ultrapassado.

 

aparador Cut (azul)

Aparador Cut

Mesa lateral Entrelaçada (azul)

Mesa lateral Entrelaçada

Mesa mAri2

Mesa lateral Mari

 

Além de evocarem calma e relaxamento – e ficarem lindas em qualquer superfície, seja fosca, metálica ou brilhante –, as cores Rose Quartz e Serenity se harmonizam muito bem com outros meios-tons, incluindo verdes, roxos, marrons e amarelos. Vale adicionar prata ou cores vibrantes e quentes para um efeito impactante. Eleja uma dessas paletas e deixe sua casa ainda mais bonita e atual!

paleta

Confira as novidades do nosso Editorial