Lúdico: a tendência da vez no design

03 MAIO 2017
• Inspiração

Em tempos turbulentos, em que a realidade pesa mais do que esperamos, o lúdico entra em cena como um respiro. Uma forma de tornar a realidade mais leve, mais agradável, mais engraçada. Afinal, de seriedade já basta o nosso dia a dia.  Na Semana Internacional do Móvel de Milão, o lúdico estava por todos os lados. Móveis, instalações, design. Tudo respira a inocência, a brincadeira, o sorriso. O novo escapismo é infantil, divertido, colorido. Assim como a vida deve ser. Confira a seguir alguns highlights da semana.

 

Sonhe

 

jaime-hayon-caesarstone-stone-age-folk-milan-design-week-2017-designboom-02

 

 

Quando se trata de acabamentos em pedra, a monotonia geralmente predomina. Não para o designer James Hayon, que surpreendeu com o estande da Caesarstone. Fauna, flora e folclore foram sua inspiração, que bebeu água também no design dos palácios italianos. O mosaico colorido das paredes e bancadas, por exemplo, tirou o fôlego dos visitantes. O resultado foi um espaço supercontemporâneo.

 

 

Quantos segredos você guarda?

design nikazupanc2

 

 

Essa pergunta guiou a criação da linha “88 Secrets”, que consiste em cadeiras, armários e tapetes que se inspiram no design do corte das pedras preciosas.  Outro móvel criado pela designer Nika Zupanc, dessa vez para a Decastelli, remete a um escaninho. Feito de madeira, é impossível não se apaixonar pelas chaves em coração. #maisamorporfavor

 

 

 

design nikazupanc3

 

 

 

Ilumine-se

 

 

-decode-recode-installation-luca-nichetto-ben-gorham-milan-design-week-lighting-_dezeen_2364_col_3

 

 

 

Já o imbatível Luca Nichetto optou por formar um corredor com grandes luminárias, expostas como em um museu para a exposição “Decode/Recode”. O objetivo era mostrar como material e design clássicos podem assumir postura moderna, desde que misturados com outros elementos, na medida certa.

 

 

 

-decode-recode-installation-luca-nichetto-ben-gorham-milan-design-week-lighting-_dezeen_2364_col_6

 

 

 

-decode-recode-installation-luca-nichetto-ben-gorham-milan-design-week-lighting-_dezeen_hero-a

 

 

 

História do design e tecnologia

 

 

AbetCittaImmaginaria

 

 

 

Na Trienalle de Milão, Paola Navone foi a responsável pela curadoria de design da exposição “Una città Immaginaria”. Mostrar os materiais criados por Abet Laminati  com a ajuda da tecnologia e seu diálogo com o design atual de forma artística, quase como uma exposição de arte, sem deixar de fazer de tudo uma grande brincadeira foi seu objetivo.

 

 

 

AbetCittaImmaginaria

 

 

 

AbetCittaImmaginaria

 

 

Brinque!

 

 

design giro-giro

 

 

Uma das exposições que mais chamou atenção foi “Giro Giro Tondo – Design for children”. “Giro Giro”, em português, é como o nosso “Ciranda Ciradinha”. Com curadoria de Silvana Annicchiarico e direção artística incrível de Stefano Giovannoni, Giro Giro explora vários temas sob a ótica do design infantil. Móveis, Sinais e Arquitetura são alguns deles. Outro espaço que chamou atenção foi o dedicado às várias representações e interpretações de Pinóquio.

 

 

 

design giro-giro2

 

 

design giro-giro3

 

 

design giro-giro4

 

 

design giro-giro-pinocchio

 

Confira as novidades do nosso Editorial