Tapetes: tendências

25 MAIO 2012
• Inspiração

Cara da estação mais fria do ano, o tapete é o adorno mais utilizado para aquecer o ambiente. Além do aconchego e do conforto, trazem elegância e estilo para dentro de casa. O inverno 2012, traz algumas tendências de uso para essas peças, que, de acordo com a designer de interiores Fabíola Ambrosano, vão aparecer super coloridos.

Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook Twitter.


O que cobre a casa?

Uma tendência que pode ser utilizada nessa época é a sobreposição de tapetes. Por exemplo, se o tapete de um living não for tão grande, no inverno, outra peça do mesmo material pode ser acrescentada. Dessa foram, além de dobrar o espaço coberto, o local fica mais aquecido e cheio de estilo.

Outra tendência para esse inverno são as cores. Tons variantes de azul – como o royal e o turquesa -, o vermelho, o vinho e os amarelos cítricos, como o amarelo limão, estão em alta e dominam os tapetes nessa estação. “Os habituais tons neutros”, explica a profissional, ”sempre serão tendência”.

No que diz respeito a estampas, os grafismos e os tapetes com inspiração na famosa marca italiana Missoni são as principais apostas.

Mas para não errar na escolha da tonalidade do tapete é importante ficar atento. Por ‘vestir’ a casa, a tapeçaria deve ser conjugada com as cores usadas no ambiente. Não é necessário que seja dos mesmos tons que as mobílias e os adornos, porém, ela deve manter a harmonia. “Ao escolher estampas e cores”, explica Fabíola, “o tapete deve estar de acordo com o estilo de vida dos moradores. Quesitos como manutenção, facilidade de limpeza e conforto também devem ser levados em conta.”

Para todos os gostos, e cantos

Versáteis a espaços de toda a casa, os tapetes podem ser ótima opção tanto para preencher espaços muito amplos, como lofts, quanto para trazer um charme especial aos ambientes pequenos. De acordo com Fabíola, lugares de passagem, como corredores, devem comportar tapetes de tamanhos menores. Já nos locais com área definida, como homes e salas de estar, os tapetes devem cobrir um pouco além do perímetro demarcado de cada ambiente, dando assim, elegância ao espaço.

Em relação ao material, o que vai definir qual tapete deve ser usado em determinado espaço é a matéria- prima. Fabíola conta que os tapetes mais usuais são aqueles feitos de materiais naturais, como couro, seda, fibra de coco e lã. Porém, por não serem tão práticos, tapetes que reproduzem com excelência os originais têm sido muito utilizados. Uma opção são as fibras naturais, que podem ser utilizadas para imitar o sisal sintético. “Há também os tapetes chamados “mixed”, uma mistura de lã e poliamida, com benefícios e aparência dos naturais e ainda de manutenção mais fácil”, completa.

E então? Já sabe que tapate escolher para sua casa?

Confira as novidades do nosso Editorial