5 dicas para decorar escritórios jurídicos

11 JUN 2022
• Dica de decoração

O Direito é uma da profissões mais antigas da história. Desde a Grécia Antiga, nomes como Péricles e Demóstenes estudam a justiça e todas as suas vertentes. Hoje, é tida como uma das profissões mais tradicionais do mercado de trabalho. Mas como esse significado é produzido semanticamente? Quando se fala em um projeto corporativo de advocacia, elementos mais clássicos costumam vir à tona. Mas isso não quer dizer que os projetos dos escritórios jurídicos devam parar no tempo. Com atenção a alguns detalhes, é possível criar um espaço moderno e cheio de personalidade.

 

1. Opte por uma cartela de cores sóbrias

Para passar a imagem de respeito e confiança necessárias ao business jurídico, cores neutras são as mais indicadas. Opte por uma cartela de que perpasse pelo bege e pelo marrom ou pelo preto e cinza. Essas tonalidades também criam uma ótima sintonia com acabamentos como madeira e mármore.

escritório jurídico com mesa preta grande, cadeiras e paredes em tons de cinza

Tons de cinza se combinam com o preto nessa sala de reuniões projetada por Sérgio Viana.

 

2. Utilize acabamentos de qualidade

A escolha do acabamento para um escritório jurídico também deve transmitir a tradição e confiança da profissão. Por isso, acabamentos como mármore, alumínio, vidro e madeira são capazes de produzir uma combinação poderosa.

painéis de madeira revestem as paredes da área de circulação de um escritório de direito

Nesse escritório assinado por Sérgio Viana, o painel de madeira da área de circulação traz mais acolhimento e deixa o espaço mais moderno.

 

3. Invista em um mobiliário confortável e discreto

Funcionalidade é primordial quando se fala em escritórios jurídicos. Pense em cadeiras giratórias com rodinhas, mesas com gaveteiros, sofás confortáveis para a recepção e em uma marcenaria apropriada para receber livros e arquivos.

exemplo de como decorar escritórios jurídicos com sofá e poltronas confortáveis

Nessa sala projetada pelo Estúdio Tarimba, o espaço de conversa ganhou móveis como o sofá Cool, poltronas Ditta e poltronas Concha.

 

4. Foque nos planejados

Embora a maioria dos processos esteja digitalizado, é importante manter um arquivo físico com os documentos mais importantes. Nesse momento, uma  marcenaria sob medida faz toda a diferença. Afinal, arquivos de metal são barulhentos e nada funcionais no quesito manutenção.

marcenaria planejada para escritório de Direito

Estante e gavetas de madeira feitas sob medida nessa sala da diretoria assinada por Sérgio Viana.

 

5. Modere nos adornos

Por ser um ambiente mais sóbrio, o interessante é ter cautela no quesito adornos. Eles devem chamar menos atenção do que o assunto discutido em reunião. Então escolha peças discretas, como obras de arte abstratas na paleta de cores proposta pelo projeto. Objetos dourados, por exemplo, devem ser evitados ou usados em doses homeopáticas.

estante de escritório jurídico decorada com moderação

Poucos adornos são importantes para não tirar o foco das conversas e reuniões. Nesse projeto da Tarimba Arquitetura, a estante Circuit recebe alguns livros e vasos.

 

Gostou das dicas? Então visite uma de nossas lojas para conhecer todas as possibilidades do nosso design feito para viver!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso blog

Uncategorized

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradiçõe...

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...