5 dicas para deixar a sua área externa mais refrescante

10 JAN 2025
• Dicas

O verão chegou e com ele o recorde de altas temperaturas. Enquanto alguns correm para as praias para se refrescar, outros preferem ficar em casa, curtindo a sua área externa. Mas como deixá-la mais fresca e agradável? Convidamos Ander Lima e Chris Ongaratto, da Ar Contemporâneo, para compartilhar com a gente cinco dicas imperdíveis aplicadas por elas neste projeto, que tem como ponto principal a sintonia dos ambientes externos e internos. “Vemos a área externa como uma extensão da interna, é um ambiente social totalmente integrado”, explicam. Vem saber mais!

 

1 – Invista no verde

Samambaias, jiboias e trepadeiras são alguns exemplos de plantas que podem deixar o clima mais leve na sua área externa. Além disso, dependendo da forma como são plantadas, podem criar aquela sombra gostosa para você curtir uma siesta depois do almoço. Nesta área externa, o jardim ocupa o fundo da casa, próximo à piscina, de modo a criar um verdadeiro oásis.

 

2 – Opte por mais pontos de cor

Já sabemos que as cores influenciam não só o ambiente, mas também o nosso humor. Por isso, opte por tons que ajudem a transmitir frescor, como o verde e o laranja. Cores muito claras também são uma ótima opção, pois elas refletem mais a luz solar e absorvem menos calor. As poltronas Guaruçá de Maurício Arruda, ganharam a cor verde, enquanto o laranja foi o escolhido para a poltrona Viki. “Quisemos trazer mais pontos de cor para que a área de lazer ficasse mais refrescante. Conseguimos fazer isso com o uso de elementos mais vibrantes, como o verde e o laranja”, explicam.

Pontos de cor são essenciais para uma área externa alegre e fresca

 

3 – Use tecidos leves e naturais nos móveis da área externa

Algodão, fibra, linho e corda náutica são exemplos de tecidos que deixam o ambiente mais fresco e não absorvem muito calor. Nas cadeiras Arco de Marina Dubal, o tecido natural linha A foi o escolhido pela dupla. A dica também vale para os tapetes. Escolha os de palha ou fibras naturais se quiser deixar sua área externa mais arejada.

Cadeiras Arco em tecidos naturais trazem frescor à área externa

 

4 – Crie sombras na área externa

Essas sombras podem ser criadas tanto por plantas, como jardins verticais e telhados verdes, como também por coberturas de policarbonato e sombreadores.

Sombra na área externa

5 – Favoreça a circulação de ar

Abra portas e janelas que deem para a área externa para que o vento possa circular e criar uma sensação térmica agradável. Integrar os ambientes também é uma ótima opção!

 

Gostou? Visite uma de nossas lojas e saiba tudo que nosso design com alma brasileira pode fazer pela sua área externa!

Confira as novidades do nosso Editorial