5 plantas perfeitas para levar brasilidade ao seu jardim

09 JUL 2022
• Dicas

Atualmente o tão famoso termo “pai/mãe de pet” se estendeu a uma nova categoria: os pais de plantas. É cada dia mais comum os apartamentos e casas serem recheados de vasos e bastante verde natural. Com a pandemia de Covid-19, essa tendência que já vinha se consolidando se tornou um hábito. Quem não se viu sentindo mais falta do verde durante o lockdown que atire a primeira pedra! Então, nada melhor que aproveitar o poder das nossas plantas nativas para decorar e ainda proporcionar maior sensação de bem-estar aos moradores.

 

As plantas nativas do Brasil são tidas como tropicais por conta do nosso clima predominante. Elas chamam atenção pelo aspecto exótico, até um pouco “selvagem” para alguns, mas é inegável o destaque em suas flores coloridas, vistosas e folhas grandes. O calor e a boa umidade mantêm as condições ideais para as espécies tropicais.

 

Inspirados pela mãe natureza, te convidamos a conhecer algumas plantas brasileiras para enfeitar seu jardim. Confira a seguir!

 

1. Bromélias

Podem ser cultivadas em jardins, vasos, em meio às folhagens ou rochas, nos galhos das árvores ou em um cantinho com sombra. Por serem encontradas em florestas úmidas, desertos áridos e praias, a luz é um dos fatores cruciais em seu cultivo. Boa parte prefere a sombra peneirada das árvores ou o sol ameno da manhã, são poucas as que aguentam sol forte durante todo o dia.

 

O cultivo das bromélias não é muito trabalhoso, elas até podem ser plantadas em vasos, desde que sejam baixos e largos, utilizando-se uma mistura de areia grossa e musgo seco. Isto possibilita a ótima drenagem que precisam. Bromélias são uma espécie durável, raramente incomodada por pragas e todas elas são caracterizadas por apresentarem flores com três pétalas e ovário com três lóbulos.

 

2. Peperomia Pendente

É uma planta de crescimento rápido e vigoroso, facilmente adaptável ao ambiente, com isso os cuidados não são muitos. Ficou bastante conhecida nos dias atuais e é a escolha de muitas pessoas por sua facilidade de cuidados. Regá-la durante três vezes na semana já é o suficiente.

 

Ela é considerada uma planta que gosta da meia-luz, ou seja, ela gosta de luz, mas não em excesso. Então fique atento e retire o vaso da sua Peperomia Pendente de lugares em que o sol bate o dia todo.

 

3. Xanadú

Tem se popularizado nos últimos anos, principalmente nos famosos jardins de inverno, já que ela pode proporcionar textura interessante e aspecto tropical que confere um clima sofisticado. É uma boa opção como folhagem para interiores. Consegue sobreviver em regiões litorâneas, subtropicais ou temperadas do sul.

 

Referente aos seus cuidados, é uma planta que se adapta muito fácil com grande luminosidade, geralmente é cultivada em meia sombra, mas em regiões mais frias pode ficar em sol pleno sem problemas. A irrigação deve ser feita regularmente, o solo deve ficar sempre úmido, mas não encharcado.

 

4. Singônio

O singônio é uma planta versátil de folhagem muito decorativa, comumente utilizada em ambientes internos devido a sua boa adaptação à meia-sombra. Também é uma planta famosa por seus diversos significados místicos, com bastante superstições. Acredita-se que ela ajuda no conhecimento e convivência harmônica e também melhora a qualidade do sono.

 

Tradicionalmente cultivada como trepadeira ou forração, também pode ser cultivada na água e de forma pendente (vasos pendurados). O único ponto negativo dessa planta é a sua toxicidade. O singônio produz uma seiva leitosa tóxica, por isso é recomendado que esteja longe do alcance de crianças e animais.

 

5. Columéia Peixinho

Uma suculenta de fácil plantio que atrai muitos beija-flores. Tem flores alaranjadas que se parecem muito com o peixe Xiphophorus maculatus, por isso é conhecida como Columéia Peixinho. Pode ser cultivada em vasos ou como planta pendente.

 

São plantas que precisam de muita luminosidade, mas não toleram sol pleno nem geadas, preferencialmente cultivadas a meia-sombra. Devem ser regadas regularmente. Por se tratar de uma suculenta, a terra deve ser sempre úmida, mas nunca encharcada.

 

Gostou da ideia de ter plantas nativas em casa? Conta pra gente quais suas espécies preferidas!

as cores mais versáteis para poltronas

Confira as novidades do nosso blog

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradições culturais e espirituais é comum fazer uma limpeza energética no lugar onde se mora. O objetivo é liberar energias negativas e deixar o novo entrar. Uma boa maneira de fazer isso […]

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...

Dicas

Férias: saiba como preservar os estofados da casa de praia

Destino de muitas famílias nessas férias, a casa de praia é lugar de descanso, bons encontros e relaxamento. Mas para que todas essas boa...