Pílulas de felicidade: 8 atitudes que alegram a vida em casa

02 AGO 2022
• Dicas

O segredo da felicidade. Tópico que a sociedade barganha há séculos para tentar descobrir a verdade, afinal, quem não gostaria de estar sempre radiante? Muitas pessoas afirmam que não existe segredo ou dificuldade para encontrar a felicidade, que na verdade ela está em pequenas coisas. Há outros que dizem que a felicidade começa de dentro para fora. Então, nada melhor que começar a sua busca a partir da própria casa, local que diz muito sobre o que somos ou queremos ser.

 

Foi pensando nisso que listamos algumas atitudes simples, mas capazes de contribuir para a construção e manutenção da felicidade em casa. De comportamentos básicos a tipos de decoração ou plantas que podem ajudar a fazer do seu cantinho um reino de alegria e paz, tudo é motivo para deixar sua casa mais bonita e você mais feliz e bem disposto. Vamos juntos?

 

1. Conviva em harmonia com os demais moradores

Se você divide o espaço com outras pessoas, algumas atitudes são essenciais para a boa convivência, independentemente da natureza da relação. Neste quesito, respeitar o espaço do outro é essencial. Portanto, quando alguém estiver no telefone ou em uma reunião on-line, vale falar mais baixo, diminuir o som da TV e até do smartphone. À noite, evite ligar luzes que possam incomodar quem já estiver dormindo. Também vale lavar a louça que sujar, avisar com antecedência quando tiver visitas e não pegar objetos dos outros moradores sem autorização. E, claro, nunca deixe de desejar amistosamente um bom dia, boa tarde ou boa noite!

 

2. Exercite-se com mais frequência

Que tal aproveitar a sua sala de estar para se alongar ou mesmo fazer uma aula de yoga? Se exercitar é uma boa maneira de começar o dia. Você não precisa mudar bruscamente sua rotina para fazer isso. Mesmo que em pequenas quantidades, praticar atividade física faz com que nosso corpo libere endorfina (hormônio que age estimulando a sensação de prazer, bem estar, bom humor, motivação e felicidade). Por isso ficamos mais felizes após uma boa dose de exercícios.

 

3. Mantenha os ambientes limpos

Manter a casa livre de sujeiras e bagunça reflete diretamente na felicidade. Tome os japoneses como exemplo. Para eles, o ritual de limpar a morada é um meio de liberar energias ruins. Não à toa, os sapatos da rua ficam sempre na entrada para que nenhuma negatividade se instale na casa. É também um ponto chave para aqueles que sofrem de rinite, sinusite e bronquite, já que o acúmulo de poeira pode custar uma péssima noite de sono.

 

4. Aposte no poder dos aromas

Investir em óleos essenciais é uma boa atitude para uma vida mais feliz. Junto do tópico anterior, podemos transformar a vida da casa em algo muito mais leve e harmonioso através dos cheiros.

Já falamos neste post sobre aromaterapia e essências capazes de despertar vários sentimentos, mas como estamos falando de felicidade, podemos citar em especial aromas como: tangerina ou laranja. Também conhecidas como cítricas, além de fazer as pessoas sorrirem, elas inspiram alegria, prazer, descontração e desapego.

 

5. Invista numa boa noite de sono

Dormir bem é mais benéfico do que você imagina. Não descansar por tempo o suficiente ou sem a qualidade necessária aumenta os níveis de estresse e o risco de depressão. Uma boa dica é apostar em nossos colchões, travesseiros e roupas de cama do Ateliê Lider. O trio é essencial para evitar dores no corpo, rinites alérgicas e noites mal dormidas.

Para aqueles que são alérgicos a ácaros vai o conselho: lave regularmente as peças em água quente e use capa protetora. Assim o incômodo e os sonos interrompidos são resolvidos.

 

6. Decore com plantas

A presença de plantas em casa não é apenas um elemento decorativo. Além de produzir oxigênio, elas funcionam como um umidificador natural, já que durante o processo de transpiração das plantas o ar do ambiente é hidratado. Por isso, quando estamos no campo, rodeado pela natureza, sentimos mais leveza. Aqui no blog já falamos de 5 espécies para decorar e ainda atrair boas energias.

 

7. Cozinhe para si mesmo

Existe uma palavra dinamarquesa que está ligada à sensação de conforto e intimidade: Hygge. Esse conceito propõe que você seja sua maior fonte de felicidade todos os dias. A ideia de encarar a vida de um jeito simples e se dedicar aos pequenos gestos está crescendo cada dia mais.

E cozinhar sozinho pode ter um efeito terapêutico. Sem pessoas cobrando uma postura, apenas uma boa música e suas mãos, fazer um bolo com carinho ou sovar a massa de um pão com intensidade podem ser boas atitudes para deixar o estresse de lado. Numa cozinha Lider a experiência pode ficar melhor ainda!

 

8. Receba os amigos em casa

É fato que passar um tempo com quem a gente ama nos faz feliz. Mas na atual era digital, isto é algo que tem se tornado cada vez mais raro. Quando foi a última vez que você se sentou em uma mesa com alguém importante para você? Reunir entes queridos, compartilhar histórias e se divertir nos ajuda a ser mais felizes.

 

E então, qual a sua pílula diária de felicidade em casa? Conta pra gente nos comentários!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso blog

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradições culturais e espirituais é comum fazer uma limpeza energética no lugar onde se mora. O objetivo é liberar energias negativas e deixar o novo entrar. Uma boa maneira de fazer isso […]

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...

Dicas

Férias: saiba como preservar os estofados da casa de praia

Destino de muitas famílias nessas férias, a casa de praia é lugar de descanso, bons encontros e relaxamento. Mas para que todas essas boa...