Como deve ser uma cozinha planejada para o público sênior? A geroarquiteta Flávia Ranieri, especialista em arquitetura para pessoas com mais de 60 anos, compartilhou com a gente quatro dicas que são capazes de deixar a rotina mais fácil e sem acidentes. Vem saber mais!
1. Iluminação na cozinha
Ela deve ser posicionada em lugares estratégicos, como embaixo do móvel superior, para iluminar bem a área da bancada, e nas gavetas, principalmente as que têm objetos cortantes, como facas e itens pontiagudos.

A luz em bancadas e dentro de armários é estratégica para o cotidiano dos seniores.
2. Alturas
O ideal é que utensílios e outros objetos fiquem a uma distância em que não seja necessário usar escadas ou bancos para pegá-los. Se eles forem guardados em espaços abertos, melhor ainda! Isso permite uma melhor visualização do que está guardado.

Nichos e espaços abertos para armazenar objetos, em altura adequada, facilitam a pessoa 60+ na hora de pegar objetos.
3. Acessórios da cozinha
Organizadores estratégicos facilitam, e muito, o dia a dia. Divisórias, pequenos cestos e até o compartimento para lixeiras são alguns exemplos.

Divisórias e iluminação dentro de gavetas: dois itens essenciais para o público 60+.
4. Sistema eletrônico de abertura das gavetas
“Para quem tem pouca mobilidade nas mãos, o sistema de abertura eletrônico para gavetas é ótimo”, explica Flávia. Além disso, cria uma estética super clean para o projeto da cozinha.

A abertura eletrônica de armários e gavetas é mais segura e ainda deixa a estética mais clean.
Gostou? Visite uma de nossas lojas e saiba tudo que nosso design com alma brasileira pode fazer por você!