Arquitetura islâmica: arte e fé unidas num visual exuberante

19 MAR 2022
• Arquitetura

Um tributo a Alá, a arquitetura islâmica foi uma das poucas artes que se desenvolveram e conquistaram magnitude no mundo árabe. Isto porque seu conceito estava diretamente atrelado ao islamismo, religião que não permite a reprodução de pessoas e animais. Daí a predominância de características como:

  • mosaico com complexos desenhos geométricos
  • arabescos
  • arcos em ferradura
  • uso de cúpulas nas construções
  • uso de muitas colunas esguias

 

O começo de tudo

A religião islâmica surgiu no século V, quando o profeta Maomé e seu exército conquistaram a cidade de Meca, expulsando os pagãos e declarando somente um Deus existente: Alá. Daí a necessidade de construir templos para receber esta nova religião, as mesquitas. O santuário de Caaba é um exemplo típico da época, que reúne todas as características da arquitetura islâmica, com arcos em ferraduras, muitas colunas, arabescos, mosaicos e cúpulas na sua entrada.

Santuário de Caaba

Vista do santuário de Caaba, na cidade de Meca.

arquitetura islâmica

Detalhe de cúpula na entrada do santuário.

 

Maiores exemplares da arquitetura islâmica

Construídas em diferentes cidades, essas edificações chamam atenção pela sua arquitetura e magnitude.

 

Taj Mahal

Localizado na India, ele apresenta diversas cúpulas, que inicialmente possuíam estrutura construída em bambu. Arabescos, colunas esguias, arcos em ferraduras e mosaicos são outras características presentes.

Taj Mahal

 

Basílica de Santa Sofia

Um dos pontos turísticos mais famosos de Istambul, na Turquia, a basílica de Santa Sofia tem como característica predominante a grande quantidade de cúpulas e suas colunas em mármore.

Basílica de Santa Sofia

 

Mesquita Azul

Também em Istambul, essa mesquita se destaca pelo exímio trabalho em mosaico de Iznik, muito presente na região turca.

mesquita azul

 

Domo da Rocha

A cúpula dourada que é cartão postal da cidade velha de Jerusalém pertence ao Domo da Rocha, e é tido como o local onde Abraão e Jacó teriam iniciado o judaísmo.

Domo da Rocha

 

Palácio de Alhambra

Locais conquistados pelos mouros também sofreram influência da arquitetura islâmica. Um bom exemplo é o palácio de Alhambra, em Granado, na Espanha. Arabescos talhados em pedra, muitas colunas e arcos em ferraduras são características proeminentes da construção.

Palácio de Alhambra

 

Matriz de Mértola

Inicialmente uma mesquita no interior de Portugal, foi transformada em igreja cristã com a queda dos mouros.

Matriz de Mértola

 

É fã da arquitetura islâmica? Conta pra gente nos comentários!

Confira as novidades do nosso blog

Uncategorized

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradiçõe...

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...