Arquitetura modular: o que é e quais as vantagens e desvantagens deste modelo?

28 OUT 2021
• Arquitetura

Uma construção sustentável, prática e com ótimo custo-benefício. A arquitetura modular vem ganhando espaço no mercado. Feita em módulos individuais que são agrupados em um determinado terreno, ela é transportada com facilidade e de fácil montagem. Um bom exemplo de arquitetura modular são os contêineres, construção que se torna cada vez mais usada no Brasil. Mas quando optar pela arquitetura modular? A seguir, listamos algumas de suas vantagens e desvantagens para que você possa decidir se opta ou não por este tipo de construção.

 

Vantagens da arquitetura modular

Agilidade

Se você quer uma obra rápida e sem muitas surpresas, uma boa opção pode ser a arquitetura modular. Como os módulos são padronizados e chegam já prontos ao terreno, sua construção costuma ser rápida e sem os percalços das obras tradicionais.

arquitetura modular

Esta casa modulada em Sidney, na Austrália, assinada pelo Tribe Studios Architecture, se inspira na arquitetura vernacular da região. Optou por manter somente um piso e grandes abertura laterais, que a integram ao terreno.

Foto: Wallpaper Mag

 

Ótimo custo-benefício

Como os módulos costumam ser padronizados, sua fabricação é financeiramente mais acessível. Além disso, sua praticidade na construção garante uma obra mais rápida e consequentemente com menos custos na montagem.

arquitetura modular

A limitação das formas não foi um problema para a DF&A, que junto à empresa de tecnologia MiTek, construiu essa casa padrão, que pode ocupar os mais diversos tipos de terreno.

Foto: Wallpaper mag

Sustentabilidade

Com menos desperdício de matéria-prima, água e energia na construção, a arquitetura modular também pode ser definida como mais sustentável.

arquitetura modular

Na CASACOR Minas 2021, a Liga Arquitetura apresentou uma casa que pode ser facilmente construída no terreno escolhido. Basta providenciar um ponto de água e energia, que todo o resto, do transporte à construção, é providenciado pelo escritório.

 

Desvantagens

Como a arquitetura modular é feita de peças padrão, caso goste de uma arquitetura mais curva e com mais informações arquitetônicas, o ideal é optar pelo método tradicional de construção, já que os módulos limitam um pouco a criação de formas mais ousadas.

 

Pronto para aderir à arquitetura modular? Conta pra gente nos comentários!

como usar painéis na decoração

Confira as novidades do nosso blog

Uncategorized

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradiçõe...

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...