Casa, corpo e mente: como montar seu espaço doméstico para exercício e meditação

01 SET 2020
• Inspiração

Sinônimo de refúgio, segurança e bem-estar, a casa atual, que ainda colhe os frutos de ambientes como a cozinha integrada e a varanda gourmet, começa a se abrir para um novo espaço, dedicado a práticas de exercício e meditação.

A tendência já vinha se configurando no horizonte, com a popularização do conceito de Chillhouse, mas ganhou força com a quarentena decorrente do COVID-19. Surgiu daí a necessidade de um espaço dedicado a atividades que criem não só um bem-estar físico, mas também psíquico.

Não pode ir à academia? Se exercite com o auxílio de aplicativos ou aulas via Youtube. Trabalhou muito e precisa relaxar? Nada como fazer uma meditação em um local que incentive o descanso.

Depois da casa “instagramável”, onde arquitetos e designers criavam ambientes que servissem como pano de fundo para fotos e vídeos das redes sociais, é hora de dar espaço para a casa “fitness”.

Mas como montar ambientes propícios para a realização de atividades físicas e meditar? É o que contamos para você a seguir.

Defina a atividade principal que será feita no ambiente

Se sua prática de exercícios físicos consiste em aulas online com um colchonete e alguns pesos, é interessante pensar em um suporte para o celular ou tablet e dar valor aos detalhes. Que tal revestir o colchonete com um tecido que siga a cartela de cores da decoração? Precisa de um banco para servir de apoio?

Pense em um com design que junte beleza e funcionalidade. Se o objetivo principal é a meditação, vale criar um efeito intimista com uma iluminação dimerizada ou mesmo escolher uma prateleira para colocar velas e adornos.

Pequenas mesas laterais também podem servir como apoio para estes objetos.

Escolha o espaço

Provavelmente seu espaço fitness e zen estará inserido dentro de outro, como o home ou a varanda. Na hora de escolher o melhor lugar da casa, leve em conta o horário em que costuma se exercitar ou meditar, para que não haja conflito de uso com os outros moradores.

Caso realize as atividades durante o dia, é interessante observar a incidência da luz solar, para que não faça muito calor ou frio ao se exercitar.

Pense nos vizinhos

Se você realiza atividades de alto impacto, que possam incomodar os vizinhos, escolha tapetes de eva, muito usados em salas de yoga ou para atividades pedagógicas infantis, que amenizam o impacto e auxiliam no isolamento acústico.

Organize

Tapetes de meditação, colchonetes, pesos e barras podem ser guardados em caixas, que podem ficar expostas no espaço ou guardada em armários.

Comece agora!

Não é preciso muito para montar seu espaço fitness de exercício e meditação! Basta ter muita criatividade e pensar fora da caixa. A seguir, selecionamos alguns móveis e objetos que podem te ajudar na empreitada!

Cabideiro Aida

Serve como apoio para o celular, para a garrafa de água e a toalhinha de enxugar o suor.

exercício e meditação

Mesas Pallina

Ótimas para colocar suas velas aromáticas e seus cristais durante a meditação.

exercício e meditação

Banco Bojo

Pode ser usado como apoio de exercícios físicos, como o fortalecimento do tríceps.

exercício e meditação

Mini cômoda Canguru

Pode guardar acessórios e servir como apoio para os exercícios.

exercício e meditação

 

Pronto para montar seu espaço? Entre em contato conosco, estamos online!

Confira as novidades do nosso blog

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradições culturais e espirituais é comum fazer uma limpeza energética no lugar onde se mora. O objetivo é liberar energias negativas e deixar o novo entrar. Uma boa maneira de fazer isso […]

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...

Dicas

Férias: saiba como preservar os estofados da casa de praia

Destino de muitas famílias nessas férias, a casa de praia é lugar de descanso, bons encontros e relaxamento. Mas para que todas essas boa...