Cervejas especiais: As novas queridinhas dos brasileiros

13 DEZ 2015
• Mundo Lider

Brindar com uma cervejinha sempre esteve entre as preferências nacionais, porém, há algum tempo, vem ganhando mais e mais admiradores, especialistas e produtores do tipo especial da bebida, chamada de artesanal. Sua principal característica é a qualidade dos insumos da produção: são cervejas de puro malte, ou seja, que não contém adição de cereais não maltados. Até quem não era muito chegado em cerveja tem se aventurado na descoberta. Para saber um pouco mais sobre esse universo, conversamos com o especialista Diogo Kfoury.

A cada dia surgem novas cervejas especiais. Segundo Diogo, atualmente são mais de 200 estilos diferentes, desde a mais conhecida – a Pilsen tradicional – até as mais elaboradas, que podem conter trigo, malte achocolatado, torrado ou caramelizado, entre outros. Há também as cervejas com adição de frutas, as fermentadas em tonéis de madeira, as que mais parecem champanhe, etc. “Como uma receita de comida, a elaboração de uma cerveja depende da criatividade do mestre cervejeiro e do toque dos temperos, que irão definir o sabor, o aroma e o amargor de cada uma. As possibilidades são infinitas”, explica.

Diogo ressalta que a degustação da cerveja é uma experiência muito particular, pois a sensibilidade varia de uma pessoa para outra. “Enquanto algumas gostam de amargor, por exemplo, outras não suportam”. Quanto à temperatura, para cada estilo há um ponto ideal. Diogo indica o BJCP, referência internacional que determina parâmetros para a cerveja.  E a cultura brasileira de bebê-la “estupidamente gelada”? “Isso foi uma jogada de marketing para disfarçar características da cerveja com cereais não maltados e resultar em maior aceitação do produto. Quando está muito gelada,  o sabor passa quase imperceptível, pois as papilas gustativas ficam anestesiadas. Ao contrário das cervejas produzidas em massa, as especiais valorizam aroma, sabor, etc. Por isso, são consumidas entre 3°C e 8°C, para que esses atributos possam se destacar e ser apreciados”.

cervejas

Outra dúvida comum é a diferença entre cerveja e chope. Diogo esclarece que, nas produções artesanais, trata-se da mesma bebida. Mas fica a dica: “No Brasil, o produto engarrafado, chamado cerveja, passa por um processo de pasteurização, o que o faz perder principalmente o aroma, alterando um pouco o sabor original. Porém, o processo de fabricação é o mesmo. Então, sempre que puder, opte pelo chope. Ele certamente estará mais fresco e com mais sabor e aroma”.

Na hora de harmonizar a cerveja com a comida, Diogo recomenda: “Uma cerveja de trigo acompanha bem um peixe ou frango grelhado. Já as mais amargas e avermelhadas, uma carne vermelha”. Para não fazer feio na hora de servir: a cerveja deve estar sempre bem apresentada no copo, com uma camada de espuma para garantir suas características. Quanto à melhor taça, copo ou caneca para cada tipo, consulte Brejas e acerte em cheio.

Ficou com água na boca? Para quem estiver próximo a Belo Horizonte, uma ótima oportunidade de degustar cervejas artesanais, se divertir e ainda fazer o bem é a Festa de Natal Beneficente, que acontece no dia 19 de dezembro, na Praça dos Quatro Elementos, em frente à Cervejaria Küd, no Jardim Canadá, Nova Lima. Para entrar, basta levar um brinquedo, que será doado à creche São Judas Tadeu. “Nosso intuito é arrecadar 600”, afirma Diogo, que é um dos organizadores. Tim-tim e até lá!

 

Confira as novidades do nosso blog

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradições culturais e espirituais é comum fazer uma limpeza energética no lugar onde se mora. O objetivo é liberar energias negativas e deixar o novo entrar. Uma boa maneira de fazer isso […]

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...

Dicas

Férias: saiba como preservar os estofados da casa de praia

Destino de muitas famílias nessas férias, a casa de praia é lugar de descanso, bons encontros e relaxamento. Mas para que todas essas boa...