Dica para realçar paredes

12 DEZ 2012
• Inspiração

Sabe aquela parede com pé-direito duplo que deixa sua casa com uma sensação incrível de vazio e que você não sabe o que fazer com ela para melhorar este cenário? Pois é. Agora você vai saber! A Lider conversou com Sálua Moura, designer de ambientes e paisagista, que nos passou dicas valiosíssimas sobre como usar recursos simples, como pintura e iluminação, para realçar a parede e dar um up no visual da sua casa. Confira!

Acompanhe a Lider Interiores no Facebook e Twitter.

O bom e velho revestimento

“A solução mais comum para revestir e realçar uma parede ainda é a pintura, que ganha reforço com os efeitos das texturas. Entre os revestimentos mais usados estão os painéis de diversos materiais – madeira, laca, emborrachados, fibras naturais -, papéis de parede, adesivos personalizados, tecidos, revestimentos estofados com espuma, pedras decorativas, pastilhas, cerâmicas, além de pinturas com efeitos que imitam texturas, como tecidos, concreto, aço, mármore e outros.”

Invista na iluminação

“A iluminação é um coringa para valorização de uma parede. Através das arandelas com diversos efeitos podemos demarcar fachos de luz nas paredes para cima e para baixo, causando uma iluminação difusa em direção à parede ou ao teto, ou até mesmo funcionando apenas como balizadores. Além dos recursos de luz, a própria arandela pode adornar uma parede. Iluminação proveniente do teto ou do piso também pode criar efeitos muito interessantes de fachos luminosos nas paredes.”

Cores e estampas

“É muito comum o uso de estampas e listras coloridas nas paredes através dos papéis de parede e dos adesivos, que chegaram com tudo na decoração. É preciso, porém, analisar o contexto a ser inserido, pois esse é, geralmente, um recurso para ambientes modernos e jovens, e também comerciais, onde é permitido explorar a criatividade. Ao usar essa proposta em residências, é necessário ter cuidado para não abusar nas cores dos mobiliários, deixando o entorno com tons mais neutros.”

Espelhos e objetos de arte

“Antes de falar no revestimento em si, uma parede ociosa pode receber personalidade através do uso de telas, quadros e obras de arte. Estantes e nichos com adornos e objetos também são cruciais para criar funcionalidade além da estética. O espelho também entra como um coringa na decoração por criar a sensação de amplitude nos ambientes.”

Revestir sem reformas

“Dispensam reforma todos aqueles revestimentos que são aplicados sobre a parede pronta, que são colados ou fixados sem o uso de argamassa, como é o caso das pedras decorativas, das cerâmicas e das pastilhas.”

#Fica a dica

“É importante estar atento às tendências, às novidades quando o que se busca é um ambiente contemporâneo. No entanto, deve-se tomar cuidado também com as tendências de coleções de fabricantes, que lançam produtos diferenciados, mas que cairão em desuso na próxima estação, como é o caso das cerâmicas decorativas. É claro que as cerâmicas podem ser usadas e muitas não cairão no esquecimento, mas vale a pena observar cada estilo. Analisar o contexto, o perfil do ambiente e de quem irá usá-lo também é fundamental para a escolha certa do material. Vale lembrar que a contratação de um profissional poderá orientá-lo e direcioná-lo a escolher a decoração ideal para a sua parede.“

E aí, gostou? Então, compartilhe!

Ana Paula Brasil

Sala de TV - Aline Vanelli

 

 

Participou e colaborou dessa matéria a designer de ambientes e paisagista Sálua Moura
saluamoura@yahoo.com.br

( 31) 3454-8879
( 31) 8826-0538

 

 

 

Confira as novidades do nosso blog

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradições culturais e espirituais é comum fazer uma limpeza energética no lugar onde se mora. O objetivo é liberar energias negativas e deixar o novo entrar. Uma boa maneira de fazer isso […]

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...

Dicas

Férias: saiba como preservar os estofados da casa de praia

Destino de muitas famílias nessas férias, a casa de praia é lugar de descanso, bons encontros e relaxamento. Mas para que todas essas boa...