Economia do cuidado: como esta tendência influenciará a decoração

30 AGO 2022
• Qualidade de vida

Custo de vida elevado, a casa como refúgio e o cuidado redobrado com a saúde foram algumas das consequências da COVID 19  que mudaram a nossa forma de trabalhar, nos relacionar e morar. De olho nessas transformações, o bureau WGSN mapeou uma tendência que será forte a partir de 2024: a economia do cuidado.

 

Mas no que consiste esta tendência? O WGSN explica em seu portal: “Em 2024, os consumidores se concentrarão em ajustar cada detalhe dos seus espaços diários para serem melhor atendidos em suas necessidades, tanto do ponto de vista funcional, quanto emocional. A partir do ambiente de casa, às escolhas de varejo, veremos uma demanda por produtos e espaços, físicos ou digitais, que possam gerar mais sensação de bem estar, seja através da escolhas de cores mais suaves, uso da madeira para visuais mais rústicos e confortáveis ou na priorização de tecidos com propriedades táteis que proporcionem a sensação do acolhimento do sentimento de casa em qualquer lugar”.

 

Para entender melhor este comportamento, o bureau mapeou quatro perfis de consumidores, são eles: os reguladores, os conectores, os construtores de memórias e os neosensorialistas. Mas no que consiste cada um deles?

 

Reguladores

São pessoas que gostam do controle, da rotina, e priorizam a funcionalidade e a versatilidade. Depois do caos inspirado pela pandemia, querem ver tudo no seu devido lugar. Na decoração, é o público ideal de móveis multifuncionais, como um sofá-cama ou uma mesa que se transforma em cadeira, por exemplo.

mulher decora com flores brancas uma grande mesa de jantar de madeira. Junto à cadeira, um cachorro com pêlos fofos descansa.

 

Conectores

São flexíveis e contra o culto exacerbado da produtividade, questionando os excedentes de produção e priorizando a sustentabilidade e os pequenos negócios. Na decoração, este público exigirá a certificação de sustentabilidade dos móveis que tiverem em sua casa, darão preferência a tecidos reciclados e ficarão de olho no compromisso ambiental das marcas.

mulher segura uma xícara sentada no tapete de um quarto integrado à natureza

 

Construtores de memória

São o retrato de uma nova configuração familiar, formada não por consanguíneos, mas por pessoas com quem se tem afinidade e afeto. Na decoração, pense em casas acolhedoras, design inclusivo e em um estilo de vida que valoriza a coletividade.

um homem e uma mulher conversam relaxadamente em uma sala de estar repleta de plantas, ela se senta no tapete encostada no sofá, enquanto ele está numa poltrona e com seus pés repousados num banco acolchoado.

 

Neosensorialistas

Gostam de aproveitar tudo, desde o metaverso até experiências no mundo físico. São ousados, e na decoração conhece-se o neosensorialista pelos seus móveis diferenciados, pela personalidade marcante e por soluções híbridas.

A foto mostra um ambiente de sala que também funciona como escritório. No espaço tem uma mulher utilizando o celular diante de um notebook, numa escrivaninha com cadeira nos fundos da sala. Um homem interage com uma criança que brinca no sofá.

 

E você, o que acha da economia do cuidado? Conta pra gente nos comentários!

como usar painéis na decoração

Confira as novidades do nosso blog

Uncategorized

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradiçõe...

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...