Entre o clássico e o contemporâneo: monte sua mesa de jantar ideal

26 OUT 2020
• Dica de decoração

Móvel que nos acompanha em nossas atividades diárias, a mesa de jantar vai além de ser um lugar para degustar as refeições do dia a dia. Com ambientes cada vez mais plurais, ela também nos acompanha em outras atividades, como no trabalho em home office e nos momentos de lazer. Então, como escolher a mesa de jantar ideal? Com que cadeiras combinar? É o que mostramos para você nas dicas que separamos a seguir.

 

1- Pense nas medidas e no formato da mesa de jantar

Em primeiro lugar, antes de escolher o design e material da peça, analise o ambiente onde a mesa será inserida. O ideal é que suas laterais deixem um espaço de circulação de 50 a 70 cm. Em segundo lugar, também é importante analisar o formato da sala de jantar. Se ele for mais estreito, é interessante pensar em uma mesa retangular ou oval. Mas, caso seja quadrado, uma mesa redonda será muito bem-vinda.

mesa de jantar Saarinen

A mesa de jantar Saarinen de formato redondo ocupa este cantinho da sala de Roberta Nicolau para a Decora Lider Rio.

 

2 – Escolha o material

Você já decidiu o formato e o tamanho da mesa, é hora de pensar no material de que ela será feita. Mesas com tampo de vidro, por exemplo, ampliam o espaço, enquanto as de madeira são ótimas para conferir acolhimento.

mesa de jantar tora

A mesa de jantar Tora em madeira faz um instigante contraponto com as paredes coloridas e o revestimento de mármore neste ambiente de Jean de Just para a CASACOR Rio.

 

3 – Pense na cartela de cores

Também analise que cores são predominantes no ambiente. Caso ele seja composto de tons mais neutros, você pode optar por um toque de ousadia, com uma mesa de jantar colorida, por exemplo. Caso prefira ambientes monocromáticos, opte por uma mesa do mesmo tom.

mesa de jantar renda

Tendo o branco como cor predominante, Sergio Palmeira optou por pela mesa de jantar Renda laqueada em branco.

 

4 – Acerte nas cadeiras para a mesa de jantar

Sim, elas complementam a mesa e são responsáveis pelo toque diferenciado do ambiente. Nesta sala de jantar de Lea Braun, as cadeiras Tiras ganharam revestimento aveludado em tom rosa claro, realçando a mesa de madeira e fazendo um interessante jogo de cores com o jardim vertical.

cadeiras tira

5 – Escolha o estilo que mais combina com você

Prefere algo mais descontraído? Um clima mais casual? Sim, ele também é bem-vindo na sala de jantar. Basta que esteja de acordo com o seu décor. Neste projeto de Carolina Lage, a varanda gourmet ganhou a companhia da mesa Savoy e das cadeiras Apuí em corda náutica. A escolha é ótima para quem adora receber e curte momentos mais despojados.

 

Pronto para montar a sua sala de jantar? Conte conosco! Venha nos fazer uma visita.

Confira as novidades do nosso blog

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradições culturais e espirituais é comum fazer uma limpeza energética no lugar onde se mora. O objetivo é liberar energias negativas e deixar o novo entrar. Uma boa maneira de fazer isso […]

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...

Dicas

Férias: saiba como preservar os estofados da casa de praia

Destino de muitas famílias nessas férias, a casa de praia é lugar de descanso, bons encontros e relaxamento. Mas para que todas essas boa...