Espelho, espelho meu

14 DEZ 2011
• Inspiração

Refletir imagens. Quem pensa que essa é a única função dos espelhos, se engana. Como objeto de decoração, esse é um artefato poderoso. Além de embelezar os ambientes, quando usado de maneira adequada pode apresentar várias outras funcionalidades agregando, por exemplo, para o aumento da claridade e para a sensação de amplitude nos lugares menos espaçosos.

Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook e Twitter.

Para a arquiteta e designer de interiores Alessandra Fatureto, o espelho pode ser usado como revestimento de paredes e móveis, como molduras – substituindo um quadro em um hall de entrada, por exemplo -, nas laterais da cabeceira da cama, nas portas de armários ou em artigos decorativos. “Objetos espelhados são chiques e inusitados. Quem não gosta de um bonito arranjo de taças sobre uma bandeja espelhada? Os lustres com este material, seja com revestimento total da peça ou apenas em plaquinhas, é super moderno!”

Ambientes mais amplos
De acordo com a profissional, uma das atribuições do espelho é criar efeito de amplitude nos ambientes. “Funciona super bem para essa finalidade desde que seja colocado em um local onde exista certa distância para visualização. Desta forma, cria-se mais profundidade ao espaço”.

Tamanhos e estilos
Como escolher o espelho ideal para cada ambiente? Para Alessandra, “tudo depende do conjunto e da utilização”, no entanto, “a proporção é muito importante. Um espelho pequeno em um pé-direito alto pode ser desastroso. A posição em que será colocado, horizontal ou vertical, também faz toda a diferença”. Sobre o estilo, a profissional ressalta que, “nos casos de espelho com moldura, a escolha do material tem que ser harmonizada com o acabamento das outras peças presentes no ambiente. Uma moldura clássica ou vintage, por exemplo, se destaca bastante em um ambiente moderno.”

Aplicação
Na instalação, a arquiteta salienta que é fundamental observar com antecedência tudo o que será refletido pelo espelho, bem como a superfície onde será aplicado o artefato. “Um bom acabamento na instalação é essencial. Por se tratar de um material muito fino e clean, qualquer problema de esquadro da parede ou de fixação mal feita pode colocar tudo a perder”.

Contraindicações
“Ao decorar, não é bom posicionar espelho refletindo espelho. As imagens ficam confusas e podem carregar o ambiente com distorções.” A arquiteta dá outra dica: “O uso de espelhos também não funciona no tampo da mesa de jantar se a lâmpada do lustre for por baixo da peça. Ofusca muito quando a luz for acessa”.

Com todas essas dicas em mente, é só começar a explorar as possibilidades de decoração com todo o requinte e sofisticação oferecidos por esse elemento, que é ainda mais atrativo por ter um preço muito acessível.

E você, como aproveita os espelhos na decoração de sua casa?

Confira as novidades do nosso blog

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradições culturais e espirituais é comum fazer uma limpeza energética no lugar onde se mora. O objetivo é liberar energias negativas e deixar o novo entrar. Uma boa maneira de fazer isso […]

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...

Dicas

Férias: saiba como preservar os estofados da casa de praia

Destino de muitas famílias nessas férias, a casa de praia é lugar de descanso, bons encontros e relaxamento. Mas para que todas essas boa...