A mobília vai para o museu: conheça instituições que contam a história da decoração

12 ABR 2020
• Dicas

Se você adora fazer uma visita ao museu em suas viagens, uma boa dica é sair do roteiro já conhecido de cada cidade, que geralmente é dedicado a obras de arte, esculturas e fotografias e explorar as instituições dedicadas ao design.

Principalmente se o seu destino for cidades conhecidas por seu apreço ao tema, como Londres, Copenhagen, Berlim e São Paulo, visitar uma museu da decoração é garantia de muita inspiração e conhecimento.

A seguir, selecionamos locais ao redor do mundo que mostram o morar e suas diversas possibilidades por meio de exposições e de um ótimo arquivo permanente.

 

Museu da Casa Brasileira

museu da casa brasileira

O morar brasileiro pelo viés da arquitetura e o design é o mote desta instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. No acervo permanente, os visitantes podem conhecer móveis antigos e atuais, que expressam o início da história do morar brasileiro.

Estão lá camas, redes, bacias e móveis multifuncionais do início do século XVI, além das já conhecidas peças modernistas de Sergio Rodrigues e Zanine Caldas, entre outros. Este museu da decoração promove também o Prêmio Design MCB, que prestigia a indústria criativa da área e oficinas e palestras relacionadas ao tema.

 

Design Museum de Helsinki, Finlândia

design museum de helsink

Os móveis e a decoração escandinava são a base deste museus finlandês, que conta com um acervo de 75 mil objetos, 45 mil desenhos e 125 mil fotografias. Além disso, há também um arquivo online com fotos das peças que fizeram história no design escandinavo.

 

Design Museum de Copenhagen, Dinamarca

design museum de copenhaguem

Instalado no edifício que foi o primeiro hospital público da Dinamarca, o museu possui arquivo que serve como referência para estudiosos de todo o mundo, já que não está restrito somente ao que é produzido na Escandinávia, mas no design mundial como um todo. Seu acervo de objetos inclui peças históricas da China e do Japão e é dividido em temas como Cerâmicas, Moda e Design de tecidos, Móveis, Vidros, Design Industrial, Artesanato japonês, Porcelana e Design de Produto.

 

Design Museum de Londres, Inglaterra

design museum de londres

Focado no design e suas diversas aplicações, este museu londrino sai um pouco da questão de móveis e objetos e perpassa outras esferas, como a moda, o design gráfico e o design de produtos. Além disso, suas exposições temporárias procuram sempre questionar e prever os caminhos do design nos dias de hoje.

 

Victoria and Albert Museum (V&A), Londres, Inglaterra

Victoria and Albert Museum

O maior museu de arte decorativa e design do mundo possui um acervo vasto de móveis e tecidos dos mais diversos países, além de peças de roupas, pinturas, sapatos e chapéus que contam a história da humanidade. Exposições provisórias se encarregam não só de explorar temas históricos, mas também atuais. Para 2020, estão previstas uma sobre o Irã e sua cultura e outra sobre os diversos desdobramentos da personagem principal do livro “Alice, no país das Maravilhas”, de Lewis Carroll.

 

Bauhaus-Archiv, Berlim, Alemanha

Bauhaus-Archiv, Berlim

O prédio que sintetiza o conceito da escola Bauhaus assinado pelo seu fundador Walter Gropius por si só já vale a visita ao local. O local reúne os arquivos de tudo que foi produzido pela escola, que completou 100 anos em 2019. Um novo edifício está sendo construído, com o intuito de expandir as atividades e o acervo do museu.

 

Pronta para saber tudo sobre design? Escolha um destes destinos para conhecer!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso blog

Uncategorized

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradiçõe...

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...