Acústica Sustentável

26 JUN 2021
• Dicas

Em um mundo cada dia mais barulhento, ficar sem ouvir ruídos nunca foi tão importante. Quem nunca foi acordado com os passos do vizinho do apartamento de cima ou uma buzina de um carro na rua que atire a primeira pedra. O fato é que as pessoas estão mais intolerantes a barulhos e consequentemente mais interessadas em temas como tratamento e isolamento acústico. Como a emissão de ruídos também vai contra os preceitos sustentáveis, o termo acústica sustentável também já aparece nas conversas não só de arquitetos, mas de quem não abre mão de morar bem. Mas o que significa cada um destes conceitos?

 

Isolamento Acústico

É a capacidade que um material possui para bloquear o som ou ruído entre ambientes diferentes. Traduzindo, ele isola os ruídos externos ao ambiente, o que resulta em um maior conforto por parte de seus usuários. O barulho dos passos do vizinho de cima, por exemplo, é transmitido pela estrutura da construção. Por isso, neste caso, utiliza-se os pisos flutuantes, pois eles evitam que o piso toque a estrutura e cause o barulho. Já o ruído de carros e aviões é isolado com a utilização de barreiras como portas e janelas com o material mais denso possível. Quanto mais pesado o material, maior o isolamento acústico.

 

Tratamento Acústico

Diferentemente do isolamento acústico, o tratamento acústico diz respeito ao controle de ruídos dentro de um determinado ambiente. Um estúdio de música e um home theater são exemplos de espaços que possuem tratamento acústico. Espumas de alta densidade e painéis com lã de vidro são algumas das opções.

 

Acústica sustentável

O termo trata sobre a sustentabilidade presente tanto no isolamento acústico quanto no tratamento acústico, principalmente relacionada ao uso dos materiais. O aglomerado de cortiça expandido, muito usado em casa de shows e teatros na Europa, é um exemplo de material sustentável. Mantas acústicas feitas a partir de poliéster e até de borrachas e pneus reciclados também já podem ser vistas no mercado. Um novo material que tem chamado atenção dos especialistas é a fibra de bananeira e a fibra de coco.

É importante lembrar que a sustentabilidade não diz respeito somente a proveniência da matéria-prima. Consequências do uso delas, como a baixa emissão de gás carbônico na atmosfera por exemplo, também se destacam como vantagem sustentável.

A seguir, selecionamos alguns complementos que auxiliam no tratamento acústico:

 

Tapetes

A peça auxilia no tratamento acústico, diminuindo tanto o barulho que vem do vizinho de baixo, como também o barulho que seus passos possam ter sobre ele.

acústica sustentável

Tapete Pierrot por Alva Design

Estantes com livros

O papel também ajuda no tratamento acústico. Portanto, se você deseja que suas reuniões no home office não sofram interferência de ruídos externos, opte por ter uma estante cheia de livros no ambiente.

acústica sustentável

Living de Pedro Lázaro para Decora Lider BH.

Plantas

Sim, elas também auxiliam no tratamento acústico. O ideal é “barrar” o ruído com um jardim vertical ou vasos de plantas posicionados na direção da origem do barulho.

acústica sustentável

Jardins são uma ótima forma de diminuir o ruído externo.

Tecidos

Materiais fibrosos também auxiliam no tratamento acústico. Opte por almofadas, mantas e cortinas para diminuir o ruído e deixar o espaço bem mais aconchegante.

acústica sustentável

 

Agora que você já sabe mais sobre acústica, é hora de escolher os melhores móveis e complementos para te auxiliar no tratamento acústico. Então, venha nos fazer uma visita!

Como escolher o sofá perfeito

 

 

 

Confira as novidades do nosso blog

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradições culturais e espirituais é comum fazer uma limpeza energética no lugar onde se mora. O objetivo é liberar energias negativas e deixar o novo entrar. Uma boa maneira de fazer isso […]

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...

Dicas

Férias: saiba como preservar os estofados da casa de praia

Destino de muitas famílias nessas férias, a casa de praia é lugar de descanso, bons encontros e relaxamento. Mas para que todas essas boa...