Home office: instalação e rotina para trabalhar de casa

04 MAIO 2020
• Inspiração

Trabalhar de casa pode ser um desafio e tanto para os iniciantes em home office. Mesmo com um ambiente propício para o trabalho, estabelecer processos e se organizar é condição indispensável para uma ótima produtividade. Afinal, ao contrário do ambiente corporativo, em casa você também conta com as rotinas de afazeres domésticos e com os cuidados com os filhos, caso os tenha.

Mas como estabelecer esses processos? Listamos para você alguns métodos e iniciativas que podem te ajudar a se organizar.

 

1 – Personalize o seu ambiente de trabalho

Já falamos como fazer um home office prático e agradável e selecionamos alguns ambientes com o nosso design feito para viver para te inspirar. Agora é hora de você colocar a mão na massa e personalizar o seu espaço para trabalhar de casa.

Pense em suportes para tablets e smartphone, se for o caso, um calendário que deixe seu espaço mais bonito, uma foto inspiradora, os livros e revistas que utiliza como inspiração… Vale tudo para ter aquela sensação de bem-estar no seu home office.

 

2 – Técnica Pomodoro

Consiste em dividir seu tempo em blocos. O objetivo é focar ao máximo em uma tarefa por 25 minutos e depois descansar cinco minutos. Depois de completada uma hora, descanse 30 minutos. A técnica desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo acredita que se dividirmos nosso trabalho em blocos de concentração intensa, melhoramos a agilidade do cérebro e aumentamos o nosso foco.

Para realizá-la, você deve escrever todas as tarefas do dia e depois separá-las em blocos de 25 minutos. Não esqueça de deixar o timer ligado. O objetivo aqui é focar 100% na tarefa, sem se distrair com quanto tempo falta para acabar o bloco. O Pomodoro é uma ótima ferramenta de gestão de tempo para quem precisa trabalhar de casa, já que com ele você fica ciente de quantos minutos precisa para realizar cada uma de suas tarefas de trabalho. O sucesso é tanto que há vários aplicativos baseados no método.

 

3 – Time Box

Focada na limitação do tempo, é uma ótima ferramenta para quem precisa realizar muitas tarefas rapidamente e em equipe. Muito usada no Scrum – metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software – consiste em determinar um tempo para cada etapa do projeto, os chamados Sprints.

Se não conseguir completar a tarefa no tempo determinado, pule para a próxima. O objetivo aqui é identificar os minutos desperdiçados e assim melhorar o seu ritmo até atingir a meta de tempo colocada para cada Sprint.

4 – Two Minute Rule

Como o próprio nome diz, esta técnica prevê que você realize pequenas tarefas diárias em dois minutos. Sabe aquela espiada no Instagram? O tempo gasto nela pode ser usado para responder um e-mail, por exemplo. O Two Minute Rule auxilia bastante a ficar ciente dos minutos desperdiçados que passam despercebidos ao longo do dia.

5 – Método Pipoca

Que trabalhar de casa fazendo um tour pelos ambientes? O método também faz referência ao nome, já que consiste em agrupar as tarefas do dia em três grupos e realizar cada um deles em um local diferente. Acabou as atividades do grupo 1 que realizou na sua mesa do escritório? Faça uma pausa de 30 minutos.

Depois, é hora de realizar as atividades do grupo 2 na sala de jantar, por exemplo. Segundo o criador do Método Pipoca, Joel Runyon, isso ajuda a manter o foco e a produtividade.

 

Pronto para aumentar sua produtividade? Conte com o nosso design feito para viver para te ajudar. Estamos online!

Confira as novidades do nosso blog

Uncategorized

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradiçõe...

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...