Mármore travertino: o que é e em quais ambientes usar?

09 FEV 2021
• Dica de decoração

Muito conhecido por sua beleza e sofisticação, o mármore travertino é instalado principalmente em paredes de residências, tampos de mesa, bancadas, pisos e soleiras. A rocha calcária natural tem a cor bege clara como marca registrada e é composta por calcita, aragonita e limonita.

Entre suas características marcantes estão as pequenas cavidades e os veios longíneos, que remetem a ramos e folhas. Entre os tipos mais conhecidos estão os de origem italiana, destacando-se o Travertino Romano e o Navona, mais usados no Brasil. Eles podem ter acabamentos naturais, onde o mármore é serrado e instalado, o resinado, que recebe uma resina para cobrir seus poros, o levigado, de aspecto opaco e liso e por fim o polido, de aspecto liso e brilhante.

Seu uso data da Antiguidade, estando ele presente em construções como o Coliseu, em Roma, as pirâmides do Egito e a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

 

Onde usar o mármore travertino?

Apesar da grande possibilidade de usos, o material é muito aplicado em salas, cozinhas e banheiros, principalmente quando o intuito é alcançar um ambiente luxuoso.  Ele pode ser aplicado no piso, na parede, no tampo de uma mesa, em uma bancada e até se transformar em um painel de TV, por exemplo.

mármore travertino

Sala com mármore Travertino Navona em coleção da Portobello.

Custo

O custo do mármore travertino é um dos mais altos do mercado, o que fez com que surgissem outras opções similares, como os porcelanatos e até os papeis de parede que remetem à pedra.

 

Como combiná-lo com o décor?

Por ter cores claras e mais discretas, o mármore travertino facilita a combinação de móveis do espaço. No entanto, é importante estar atento ao seu estilo e design. Por ser uma pedra muito sofisticada, eles devem acompanhar a elegância e o glamour do acabamento.

O acabamento pode ser usado do piso às paredes. Foto: Ali Express.

 

Há outras opções no mercado que remetam ao mármore travertino e tenham um custo menor? Sim. Há diversas linhas de porcelanato inspiradas nas características do mármore travertino.

porcelanato da Portobello

Neste projeto de Guarize Hoffman, o porcelanato Orobianco da Portobello é inspirado no mármore travertino. As poltronas Trama e o jardim vertical provocam um interessante contraste de cores no ambiente, enquanto as mesas laterais Edge oferecem mais comodidade e praticidade aos moradores e visitantes.

 

Pronto para ter esse acabamento em sua casa? Visite um de nossas lojas e veja qual peça do nosso design feito para viver mais combina com o seu décor!

como usar painéis na decoração

Confira as novidades do nosso blog

Uncategorized

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradiçõe...

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...