Neuroarquitetura: o que é e como aplicar

20 FEV 2021
• Dicas

Em alta atualmente, a Neuroarquitetura é a ciência que cria espaços focados no bem-estar. Estes espaços são pensados para impactar positivamente seus usuários e são a prova que a arquitetura e a decoração têm influência sobre o nosso cérebro.

 

O termo surgiu em 2003 em São Diego, na Califórnia, após a criação da Academy of Neuroscience for Architecture (ANFA), com o objetivo de “promover e avançar o conhecimento que vincula a pesquisa em Neurociência a uma crescente compreensão das respostas humanas ao ambiente construído”. A Neuroarquitetura é muito usada em projetos comerciais e corporativos, mas projetos residenciais também podem receber o conceito.

Afinal, como aplicar a Neuroarquitetura em seus projetos?

Os sentidos e a memória afetiva são a base do conceito. É muito importante que o ambiente desperte em seu usuário boas sensações. Também é importante pensar em sua saúde física e mental. Portanto, fique atento aos fatores que têm influência sobre os nossos sentidos, como:

  • Cor;
  • Cheiro;
  • Ruído;
  • Luz;
  • Texturas;
  • Temperatura;
  • Privacidade;
  • Proximidades e amplitudes das janelas (entrada de luz natural);
  • Ergonomia e disposição dos mobiliários.

 

Até aqui, não há muita novidade em relação à arquitetura tradicional. Todavia, o que fará diferença em um projeto de Neuroarquitetura é a capacidade de fazer com que o usuário sinta que pertença a um lugar. O objetivo é fazer com que o ser humano se sinta parte do espaço físico, uma necessidade primordial quando se fala no cérebro humano. Um exemplo de construção que ilustra bem a Neuroarquitetura é o de escolas infantis. Selecionamos algumas imagens publicadas pelo Archdaily.com que levam em conta os fatores que formam o conceito para ilustrar sua aplicação.

Visão

Para fazer com que a criança tenha a sensação de pertencimento, o escritório Aka aposta em móveis menores, feitos especialmente para crianças. Repare que a bancada da pia também leva em conta a altura das crianças.

neuroarquitetura

Toque

Outro fator importante na Neuroarquitetura diz respeito ao toque. Por isso é importante pensar nas texturas e nas sensações que elas provocam. No caso de uma escola infantil, texturas acessíveis ao toque são essenciais.

neuroarquitetura

Audição

Nem muito barulhento, nem muito silencioso. É importante ensinar às crianças as vantagens que o silêncio tem quando se fala em concentração e também o poder que tem a sua voz. Projetos que levem em conta o tratamento e isolamento acústico são essenciais quando se fala em Neuroarquitetura.

arquitetura infantil

Cheiro

Este sentido (olfato) muitas vezes é esquecido nos projetos de arquitetura, mas na Neuroarquitetura ele é um dos mais importantes. Isto porque é um dos responsáveis por despertar nossa memória afetiva. Plantas podem ser um ótimo instrumento para isto. Invista em um jardim interno ou em um projeto paisagístico diferenciado para trazer frescor e despertar o olfato. Em uma escola infantil esta estratégia incentiva o convívio e o respeito com a natureza.

arquitetura infantil

Fonte: Archdaily.com

 

Pronto para aplicar a Neuroarquitetura em seus projetos? Visite uma de nossas lojas e conheça o nosso design feito para viver!

como usar painéis na decoração

Confira as novidades do nosso blog

Uncategorized

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradiçõe...

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...