Quadros: 7 exemplos de composições

13 MAR 2021
• Dica de decoração

Você já comprou o seu sofá, ficou em dúvida sobre qual mesa lateral seria mais interessante e adorou  a composição de mesas de centro da sua sala. Escolheu adornos, almofadas e objetos que fazem parte da sua história e de sua família. Agora chegou a hora de escolher os quadros! Daí já começam a surgir as dúvidas. Mudo a moldura? Escolho obras mais coloridas? Como monto uma combinação de quadros em uma só parede? Para te ajudar a deixar a sua casa ainda mais bonita, selecionamos sete exemplos de composição para ilustrar as dicas que daremos a seguir.

1. Dê destaque  para o seu sofá

Se o seu objetivo é destacar o sofá principal da sala, nossa dica é escolher um quadro que contraste com a cor do móvel e posicioná-la centralizada com base nele. Neste projeto de Camila Ferreira, a obra de arte mistura o vermelho e o azul com elegância, e ainda destaca o tom cinza claro do sofá.

quadro decorativo

 

2. Obra mais retangular na sala de jantar

Neste ambiente, é interessante escolher uma obra que acompanhe o tamanho da mesa de jantar. A ideia é respeitar a proporção. Portanto, quanto maior a parede, maior a obra de arte. Vai colocar um só quadro na parede? Uma parede que chame atenção pela sua largura, merece uma obra mais retangular, ou uma combinação de diversos quadros que formem um retângulo. Neste projeto de Valença e Valença, duas obras foram posicionadas lado a lado, criando a ilusão visual de ser somente uma obra. Sua cor também deu match na madeira que compõe a mesa de jantar Renda e as cadeiras Abraço da Lattoog.

quadros

 

3. Verticalize a sua parede!

No caso de paredes mais estreitas, vale seguir a regra da proporção e pensar em quadros mais verticais. Neste living de Raquel Fechine e Sara Viana, as poltronas Tiras da Lattoog em tom verde claro são realçadas pela obra em tons vermelhos, de formato vertical.

quadro

 

4. Combine quadros diferentes em uma só parede

Para fazer esta combinação sem erro, opte por obras de arte com estilos parecidos. Na sala de jantar projetada por Ana Cano, a combinação de dois quadros com uma obra-objeto segue a mesma linha de cores e tamanhos. A combinação de uma obra mais vertical e outra mais horizontal também tira o décor da mesmice.

mistura de quadros

 5. Mesma parede, salas diferentes

Neste caso, também vale respeitar a proporção, com quadros mais horizontais no ambiente mais largo e mais verticais no ambiente mais estreito. Neste projeto de Bárbara Nobre, a sala de jantar ganhou obra horizontal, enquanto na sala de estar é a vertical que chama atenção.

quadros

6. Ouse nos quartos infantis

Quartos para bebês e crianças podem receber diversas obras, mais coloridas e posicionadas de forma mais irregular, como que criando um jogo visual. Para não errar, siga uma cartela de cores e aposte em molduras similares. Neste quarto assinado por Ana Cano, o azul é a cor em comum das gravuras, que seguem também o formato quadrado e retangular. Posicionadas de forma a criar um quadrado visual, elas conferem harmonia e dão um diferencial todo especial para o décor.

quadros infantis

7. Não pendure, encoste os quadros

Deixar os quadros encostados na parede é uma estratégia para quem deseja criar um décor mais despojado e casual. Neste projeto de Carolina Lage, eles foram posicionados sobre a cabeceira que percorre toda a parede do quarto.

quadros na decoração

 

Gostou das dicas? Entre em contato conosco e inspire-se com o nosso Design Feito Para Viver!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso blog

Uncategorized

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradiçõe...

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...