Romantismo: arquitetura e arte lado a lado

25 JAN 2022
• Arquitetura

A valorização da sensibilidade, da vulnerabilidade e das emoções marca o estilo romântico (romantismo), movimento artístico, filosófico e político que teve origem na Inglaterra do século XVIII, chegando à Franca e Alemanha logo depois. Se você já leu “Os miseráveis”, de Victor Hugo, apreciou obras de Goethe e Lord Byron e escutou as sinfonias de Beethoven sabe bem como estas características foram interpretadas pelo mundo das artes.

 

O romantismo também influenciou a arquitetura da época e serviu como ferramenta de oposição ao estilo neoclássico, que propunha o resgate das formas medievais e simétricas. Não à toa, é conhecido por sua excentricidade, com formas pitorescas, que fugiam da simetria da arquitetura clássica. Para identificar uma arquitetura romântica, preste atenção nas seguintes características:

 

Formas orgânicas

Curvas que remetem à natureza, hoje em alta no design atual, eram muito usadas nesta época. A iniciativa é uma forma de se contrapor à simetria proposta pela arquitetura clássica. O Castelo Neuschwanstein, no interior da Alemanha, por exemplo, retrata bem esta característica.

romantismo

 

Cores

Edifícios pintados de rosa ou amarelo, como o Castelo da Pena, em Lisboa, Portugal, são exemplos da força da cor na arquitetura romântica.

estilo romântico

 

Irregularidade espacial e geométrica

Pense em curvas diversas e um jogo de volumes que não segue nenhuma ordem pré-estabelecida. O Palácio Real de Brighton, na Inglaterra, é um exemplo dessa oposição às formas geométricas.

romantismo

 

Uso de materiais como pedras monocromáticas e tijolos

Esta característica se caracteriza principalmente como uma releitura da arquitetura romana dento do estilo romântico, uma forma de deixá-la mais romântica e menos clássica. A catedral de Marselha, na Espanha, mistura estas pedras para conferir também mais cor à construção.

romantismo na arquitetura

 

Elementos pitorescos na decoração

Pense em fachadas ricamente trabalhadas, papéis de parede com temática romântica, colunas muito adornadase e  esculturas ricamente trabalhadas para identificar esta característica da arquitetura romântica. A Ópera de Paris, por exemplo, concentra estes adereços.

romantismo

 

Consegue identificar alguma obra do estilo romântico no Brasil? Conta pra gente nos comentários!

Confira as novidades do nosso blog

Uncategorized

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradiçõe...

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...