Xadrez na decoração: 5 motivos para apostar nesta ideia

26 OUT 2021
• Dica de decoração

Item atemporal da moda, a estampa xadrez também marca sua presença na decoração. Seja em pisos temáticos, móveis e tecidos, ela é garantia de uma estética cheia de personalidade e estilo. Mas qual a melhor forma de usar o xadrez na decoração? Uma boa dica é escolher a estampa como um elemento central do décor e escolher cores que a realcem. Você também pode aplicar o xadrez nos detalhes, como almofadas, tapetes ou mesmo usar o tabuleiro e suas peças como uma espécie de adorno, por exemplo. Para te ajudar a visualizar estas diferentes aplicações, selecionamos cinco ambientes para te inspirar.

 

1. Móvel temático

Na flagship da Burberry em Londres, o balcão que recebe os acessórios da marca foi revestido com pastilhas brancas e pretas que formam o desenho. O piso e as paredes neutras são enfatizados pela iluminação pontual e pelo mix de texturas do material.

xadrez na decoração

 

2. Adorno  revisitado

Quando se fala em xadrez, vem logo à cabeça o formato tradicional, em preto e branco. Mas por que não aplicar algumas cores para conferir um novo olhar sobre o conceito? Nesta instalação do artista Alexander Calder, o jogo de xadrez ganha o status de obra de arte, com cores que saem do tradicional branco e preto e passeiam pelo azul e pelo vermelho.

xadrez na decoração

 

3. Piso estampado

Escolher um piso na estampa também é uma ótima forma de aplicar o xadrez na decoração. No Chess Hotel, em Paris, ele estampa todo o lobby do estabelecimento. Móveis nas cores pretas garantem o clima sofisticado, enquanto a poltrona de madeira, à direita, é responsável pelo seu acolhimento.

piso xadrez

 

4. Roupa de cama

Deixe seu quarto mais descolado com uma roupa de cama xadrez estampada. A ideia é escolher uma peça do enxoval na temática – pode ser o travesseiro ou o edredom – para que o décor fique mais elegante.

roupa de cama xadrez

Foto: Pinterest

 

5. Tapete colorido

Se sua decoração é composta de uma cartela de cores mais neutras, então vale a pena escolher um tapete xadrez em cores inusitadas, como o verde e lilás deste exemplar da marca Giglio. O recorte em ondas também confere um efeito óptico todo especial à peça.

tapete xadrez

Foto: Architectural Digest

 

Pronto para usar o xadrez na decoração? Então venha nos fazer uma visita!

mix de composição

Confira as novidades do nosso blog

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradições culturais e espirituais é comum fazer uma limpeza energética no lugar onde se mora. O objetivo é liberar energias negativas e deixar o novo entrar. Uma boa maneira de fazer isso […]

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...

Dicas

Férias: saiba como preservar os estofados da casa de praia

Destino de muitas famílias nessas férias, a casa de praia é lugar de descanso, bons encontros e relaxamento. Mas para que todas essas boa...