Tendência: invista na sobreposição de tapetes

12 JUL 2016
• Inspiração

Feiras e mostras importantes de decoração vêm trazendo essa proposta há algum tempo. Ao invés de um único tapete no ambiente, dois ou mais fazem uma bela sobreposição de tapetes. O resultado é super atual! Além de dar um ar moderno ao décor, sobrepor tapetes cria uma composição única, deixando o espaço personalizado. É também uma ótima solução para quem quer usar os tapetes que gosta, mas tem um só ambiente para colocá-los.

Tem tapetes guardados porque se mudou para um lugar menor ou simplesmente enjoou do antigo? Está aí um jeito de reaproveitá-los! A sobreposição ainda é uma saída para quem tem um tapete que adora e do qual não quer abrir mão, porém ele é pequeno para o espaço onde será colocado. Assim, ao dispor outro modelo embaixo, de preferência neutro, você valoriza o seu queridinho. E o melhor: sai bem mais barato do que comprar um tapete enorme e se desfazer do que você já tem.

 

Moldura

 

No Home Theater e Sala de Jantar, de Alessandra Guidoni para a Decora Lider Vitória, o tapete marrom, de tamanho maior, cria uma bela moldura. Isso destaca o tapete claro, colocado por cima, de forma centralizada.

 

Lisos e estampados

Já André Bastos, Guilherme Leite Ribeiro e Raquel Nogueira usaram o mesmo truque em seu Espaço Identidade, na Decora Lider Brasília. A diferença é que os designers optaram aqui por um tapete estampado, em tons discretos, sobre o liso.

 

Patchwork

A sobreposição também pode ser feita de forma lateral ou formando uma espécie de patchwork, sem muita simetria. No entanto, essa combinação exige um pouco mais de cautela e bom senso. Se quiser um efeito parecido, porém sem usar diversos tapetes, aposte em um como este do Home Lucille, espaço projetado por Larissa Dias para a Decora Lider Brasília.

 

Diferentes tons

Além de misturar tapetes em diferentes tons neutros, é possível ousar nas cores, desde que com critério e em sintonia com o resto do seu décor. Mesclar lisos e estampados ou mesmo padronagens, se elas forem de uma paleta harmoniosa, como no Loft do BEP Arquitetos, na Decora Lider Brasília.

 

Ambientes amplos

Em um ambiente amplo, como o Espaço Identidade da Decora Lider Brasília, dá para ousar ainda mais no mix de tapetes, desde que as nuances dos móveis e adornos não briguem com as peças no chão. André Bastos, Guilherme Leite Ribeiro e Raquel Nogueira elegeram beges, marrons, azuis e rosados, em tons mais sutis.

 

Delimitando áreas

8

Este Home Theater, assinado por Elaine Lorenzon para a Decora Lider Vitória, prova que a sobreposição de tapetes ainda serve muito bem para delimitar áreas, sobretudo em ambientes grandes. O modelo shaggy, macio e felpudo, deixa o espaço do sofá e TV mais convidativo e aconchegante.

 

Confira as novidades do nosso blog

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradições culturais e espirituais é comum fazer uma limpeza energética no lugar onde se mora. O objetivo é liberar energias negativas e deixar o novo entrar. Uma boa maneira de fazer isso […]

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...

Dicas

Férias: saiba como preservar os estofados da casa de praia

Destino de muitas famílias nessas férias, a casa de praia é lugar de descanso, bons encontros e relaxamento. Mas para que todas essas boa...