Verão: 4 truques para uma casa mais arejada sem abusar do ar-condicionado

28 DEZ 2023
• Dicas

O início deste verão promete bater recordes de alta temperatura. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a tendência climática para os meses de janeiro e fevereiro de 2024 inclui temperaturas acima da média em todo o país e as chamadas “ondas de calor”, que podem fazer deste o verão mais quente da história.

 

O ar-condicionado e os ventiladores costumam ser as alternativas mais comuns para quem quer um ambiente mais fresco e confortável. Segundo a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento), a venda de ar-condicionado no Brasil aumentou 38% no segundo semestre de 2023 em relação ao ano de 2022. Instalar um aparelho de ar-condicionado é uma iniciativa prática, mas nem sempre é a melhor solução, devido ao alto consumo de energia elétrica. Pequenas iniciativas podem ser adotadas para que o ambiente fique mais confortável e fresco.

 

 

1. Decoração em cores claras

Os tons claros são sempre uma boa opção quando se trata de conferir sensação de frescor. Tons bege, off white, branco e pastel são algumas escolhas que deixam o décor mais leve.

A arquiteta Andrea Ottoni optou por tons claros nessa sala com sofá Herói do Nada Se Leva e poltronas Sanduba de Mariana Marchesi.

 

 

2. Escolha tecidos mais leves para sofás e cortinas

Algodão, sarja e linho são recomendados para sofás e poltronas, enquanto tapetes  de sisal e outras tramas naturais deixam o ambiente mais fresco. No caso das cortinas, é interessante escolher tecidos como voil ou tela solar, que permitem que o ar circule no ambiente.

Cortinas em tecido mais leve controlam a luminosidade e mantém essa casa projetada pela Dubal Arquitetura mais fresca.

 

 

3. Invista em plantas

Elas realizam um processo chamado de evapotranspiração, no qual a própria água da rega ajuda a combater o calor, conferindo mais umidade ao ambiente. Se suas plantas ficam próximas à janela, invista em espécies receptivas à luz, como orquídea, fícus, espada-de-são-jorge, filodendro, samambaia e dracena. E não se esqueça de preencher o vaso com pedrinhas, para evitar o acúmulo de água e a proliferação do mosquito da dengue.

ambiente com plantas que ajudam a lidar com o verão.

Posicionadas próximas à janela, as plantas deixam tudo mais leve nessa sala da Pixel Arquitetura.

 

 

4. Aposte em uma iluminação otimizada e em uma ventilação natural

Troque as lâmpadas incandescentes, que produzem calor, por modelos fluorescentes ou de LED, que consomem menos energia e têm uma vida útil mais longa. Para favorecer a circulação de ar, abra as janelas e as portas, permitindo a ventilação cruzada.

sala de estar e TV preparada para o verão, com tons claros na parede e nos móveis, ampla abertura da varanda para a sala.

Portas da varanda abertas favorecem a iluminação e a ventilação naturais neste projeto da Todos Arquitetura.

 

 

Quer deixar sua casa mais fresca neste verão? Então visite uma de nossas lojas e confira todas as opções de tecidos que temos para a sua casa!

 

Confira as novidades do nosso Editorial