Conheça a espuma produzida pela Lider Interiores

16 JUL 2015
• Mundo Lider

Na Lider Interiores, todos os produtos produzidos passam por um rigoroso controle de qualidade, como por exemplo, as matérias-primas, garantindo altos índices de confiabilidade para os materiais. Os fornecedores são selecionados com todo o cuidado necessário para garantir a qualidade final.

Para garantir a qualidade de cada peça, dos móveis aos colchões, a própria Lider produz algumas matérias-primas, como espuma, estrutura metálica dos estofados e detalhes de inox do mobiliário em sua fábrica localizada em Carmo do Cajuru – MG.

As espumas são utilizadas em estofados, poltronas, cadeiras, colchões e travesseiros. Sua função é garantir conforto e qualidade de vida. Além das espumas convencionais, também trabalhamos com espumas especiais, Hiper Soft, Hiper Resilience e Visco Elástica, desenvolvidas conforme as especificações buscando atender os  mais diversos biotipos.

De acordo com Gerente de Planejamento da Lider Interiores, Djalma Camargos, uma espuma flexível de poliuretano é um material sintético, obtido através de reações químicas entre substâncias de origem mineral e petroquímica. Esses produtos básicos que, na sua maioria encontram-se na forma líquida, quando misturados, reagem entre si dando origem a um material plástico celular expandido. Uma espuma de poliuretano é preparada a partir de componentes básicos, tais como isocianato, poliol, água, surfactantes e catalizadores.

 

PD_070410_Lider_1849

Disponíveis nos mais variados tipos e qualidades, as espumas podem ser mais duras ou mais macias, densas ou espessas, e a boa escolha vai garantir não só bem-estar, mas benefícios para a saúde.

Entenda como é feita a espuma

A mistura da massa reagente é feita em um vaso (misturador) dotado de agitação mecânica eficiente. Em seguida, é feita a transferência rápida para um recipiente maior (caixote), antes de ocorrer aumento significativo da viscosidade da mistura. É importante evitar a formação de bolhas de ar, durante o vazamento da mistura, pois poderá acarretar falhas na estrutura da espuma. O crescimento da espuma é normalmente feito em um caixote de madeira ou metal, com superfícies planas laterais articuladas e coberto por um sistema de tampa móvel. O efeito da tampa móvel e o movimento viscoso, nas paredes do caixote levam à obtenção de espumas com densidades maiores.

Diferença entre os tipos de espumas

Existem vários fatores que diferenciam uma espuma da outra, entre eles a densidade, que representa a quantidade de matéria prima, por metro cúbico, utilizada na confecção do sofá. Por isso, para garantir a compra de um móvel resistente e aconchegante, é muito importante avaliar a densidade das espumas. No mercado, essa propriedade pode variar de 6 kg/m³ até 100 kg/m³.

PD_070410_Lider_1903

O profissional explica que é primordial entender a diferença entre dureza e densidade. “Espuma dura não significa densidade alta”. Na hora da compra Djalma alerta para as características que devem ser observadas. “O consumidor deve ficar atento à elasticidade, à resistência ao rasgamento, à fadiga e, principalmente, ao conforto que o produto proporciona”.

Exemplo de sustentabilidade

Na Lider Interiores, as espumas são reaproveitadas. Todas as sobras das espumas convencionais (de densidades entre 18 e 45 kg/m³) e especiais (Hiper Soft, Visco Elástico e Hiper Resiliência) produzidas pela empresa são processadas, e formam um aglomerado que será usado em bordas de colchões e em estofados que utilizam molas nos seus assentos. Nesse caso, as espumas protegem as molas e aumentam a vida útil do produto. “Tudo o que resta de corte de espuma é triturado e prensado, formando blocos de 1m³ com densidade de 100 kg/m³. Utilizamos cem por cento das sobras, não existem perdas”, afirma  Djalma Camargos.

espuma

 

PD_070410_Lider_1888

 

 

Confira as novidades do nosso blog

Uncategorized

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradiçõe...

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...