Como acertar na escolha do modelo do sofá

Dica de decoração

Como acertar na escolha do modelo do sofá?

02 OUT 2017

Ele é o principal móvel da sala de uma casa, responsável não só por ser o ponto chave do décor, mas também por agregar conforto ao espaço. Por isso, é importante tomar alguns cuidados na hora de escolher o melhor modelo do sofá para sua casa. A seguir, você confere um passo a passo que fizemos para te orientar na escolha. Confira!

1 – Preste atenção nas medidas da sala

Este primeiro passo é essencial para não cair na tentação de comprar um sofá grande demais ou pequeno demais para o espaço. Meça cada parede do local em que ele será colocado e leve as medidas até a loja. Com isso em mãos, será muito mais fácil para o vendedor te orientar quanto ao tamanho adequado do móvel.

2 – Calcule o tamanho ideal 

Com as paredes da sala medidas, você vai ter uma noção do tamanho do sofá. Se a maior das paredes tiver menos de 2,5 metros, o ideal é um sofá de dois lugares. Se ela for superior a 2,6 metros, o sofá pode ser de três lugares ou mais. O ideal é que ele tenha cerca de 90 cm de largura para que o conforto não seja prejudicado.

Como acertar na escolha do modelo do sofá

Sofás de dois lugares são ideais para espaços compactos.

3 – Escolha o modelo do sofá

Para salas compactas, é aconselhável escolher um modelo sem braço para otimizar o espaço, já que cada braço do sofá pode ocupar até 30 cm. Ao escolher um modelo sem braço, você integra e amplia mais o espaço, mas nada impede que um modelo com braço seja usado. Caso você opte por ele, o ideal é escolher um sofá de dimensões mais reduzidas.

4 – Defina seu uso principal

Isso é importante para decidir não só o modelo, mas também a densidade da espuma do estofado. Se o sofá servirá também para ver TV, por exemplo, uma espuma mais macia garante mais conforto. Se ele será usado apenas para receber visitas, a espuma pode ser um pouco mais durinha.

Como acertar na escolha do modelo do sofá

Sofás capitonê são ótimos para a sala de visitas.

5 – Saiba qual será a cor ideal

Por muito tempo o bege foi considerado a cor coringa do sofá da sala. Hoje, no entanto, tonalidades cinza e azul disputam o pódio com ele. Escolher um sofá em uma cor mais neutra é a melhor opção no quesito durabilidade. Mas isso não quer dizer que o décor do ambiente será totalmente neutro. Adicione pontos de cor por meio de mantas, almofadas, adornos e arranjos.

Como acertar na escolha do modelo do sofá

Tons neutros são a melhor escolha para quem quer uma decoração elegante e durável.

6 – Pesquise o melhor tecido

Para a escolha do tecido, a definição do uso principal do sofá também é primordial. Se ele for usado para a sala de TV, é interessante um tecido de algodão para garantir o conforto ou mesmo de couro, que garante a praticidade. Para receber as visitas, linho e o próprio couro também são bem-vindos. Outro ponto que deve ser levado em consideração é a impermeabilização do sofá. A técnica, feita pela própria Lider, usa o pulverizador Scott Gard. Já demos todos os detalhes aqui.

7 – Opte pelo melhor formato

Sofás curvos são indicados para ambientes mais amplos, assim como os de canto. O seu design é ótimo para dias de recepções e festas, pois aproxima os convidados. Se a sua sala é compacta,  o melhor é optar pelo modelo tradicional.

Como acertar na escolha do modelo do sofá  Como acertar na escolha do modelo do sofá

Sofás curvos e de canto são aconselháveis para ambientes mais amplos.

Pronto para escolher seu sofá? A Lider tem uma seleção de modelos imperdíveis, que tal conhecer? Visite uma de nossas lojas e conheça todas as opções!