Instagram para trabalho: 5 dicas para acertar ao fotografar sua decoração

01 MAR 2020
• Dicas

Rede social mais usada por arquitetos e designers de interiores para divulgar o seu trabalho, o Instagram se tornou uma ótima fonte de inspiração e um canal para  captar clientes. Com uma simples olhada no feed, eles conseguem saber um pouco mais sobre seus projetos, sua linha de trabalho, os fornecedores com quem costuma trabalhar, entre muitos outros detalhes.

O primeiro passo para ter um Instagram que reflita bem o seu trabalho, são fotos de qualidade. É sempre bom lembrar que um fotógrafo profissional faz toda a diferença, pois só ele é capaz de valorizar os melhores ângulos, trabalhar de forma correta os pontos de tomada e a luz, seja ela natural ou artificial.

No entanto, é importante ter noções de fotografia, não só para etapas da obra que você queira fotografar e não seja viável um fotógrafo presente, como também para direcionar o trabalho do fotógrafo nos dias que estiver realizando fotos profissionais.

Para te ajudar a otimizar as suas fotos do Instagram e as sessões de fotos com o fotógrafo profissional, selecionamos as dicas a seguir. E não se esqueça de conferir também esse conteúdo que preparamos sobre o Pinterest, uma excelente fonte de inspiração para profissionais do design de interiores.

Confira!

 

1 – Prefira sempre a luz natural

Deixe a luz artificial para o fotógrafo profissional. Quando estiver fotografando com o seu celular, prefira sempre a luz natural. A do início da manhã e final da tarde são as mais indicadas. Além de dar mais veracidade à sua imagem, ela valorizará mais os cômodos e objetos.

Evite também ficar contra a luz, para evitar que sua foto fique com a imagem estourada.

 

2 – Invista na profundidade de campo

Para isso, é interessante focar tudo, e evitar aquele recurso do celular que foca somente em uma parte da foto. Quando se trata de decoração, é importante destacar todo o ambiente, para saber como móveis, cores e complementos conversam entre si.

Depois de fazer fotos gerais dos ambientes, você pode escolher os detalhes do décor que acha mais interessante e fotografá-los. Vale focar naquela mesa lateral, nas almofadas sobre o sofá ou no design de uma cadeira, por exemplo.

 

3 – Explore os modos de câmera do seu celular

Seja curiosa! Acesse a configuração de ajustes do seu celular e vá até a câmera. Lá, veja quais as opções de formatos disponíveis (foto, quadrado, panorama), resolução das fotos e até as possibilidades de vídeos. Tudo isso ajudará a deixar suas fotos mais dinâmicas.

 

4 – Use a regra dos terços na hora de fotografar

Regra básica da fotografia, ela consiste em dividir a imagem em três partes, com o auxílio de duas linhas horizontais e duas linhas verticais. Com os nove quadros criados, preste atenção nos quatro pontos de intersecção das linhas. Eles indicam o local onde os nossos olhos retêm maior atenção.

 

5 – Edite suas fotos

Assim como textos, fotos também precisam ser editadas. Você pode ajustar o contraste, a exposição de luz, aumentar ou diminuir o brilho. Neste caso, trabalhe com o olhar e use o bom senso na hora de tratar essa imagens. Alguns aplicativos como VSCO e Lightroom, disponíveis para Android ou iOS, podem te ajudar nesse processo.

 

Pronto para deixar o seu feed com fotos incríveis? Não esqueça de nos marcar nas fotos com o nosso #designfeitoparaviver!

Como ter uma cozinha prática e cheia de personalidade 1

Confira as novidades do nosso blog

Uncategorized

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradiçõe...

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...