Como escolher as cores da cozinha?

15 SET 2017
• Dica de decoração

Sim, cores são bem-vindas na cozinha, e não apenas em salas e quartos, como acredita o senso comum. E se engana também quem acha que elas são exclusividade de moradores mais jovens. Tonalidades diferentes, quando combinadas (ou mesmo descombinadas) de maneira harmônica, dão aquele ar fresh ao décor! Vale também usar e abusar da cromoterapia para despertar sensações enquanto cozinha. Confira a seguir algumas dicas para escolher as cores da cozinha:

Cores e tamanhos de cozinha

  • Cozinhas compactas pedem cores claras, já que estas criam a sensação de amplitude. Saia da tentação do branco e opte por tonalidades como o creme, cinza-claro, marfim e bege.
  • Se a sua cozinha é comprida, uma boa alternativa para conferir mais conforto ao espaço é pintar uma das paredes de um tom mais escuro, como grafite, vermelho ou mesmo um azul-marinho. Essa parede escura será a responsável por “quebrar” a linearidade do espaço.
  • Se o seu problema é uma cozinha muito quadrada, uma boa forma de alongá-la é pintar duas paredes (uma de frente para a outra) de cores mais escuras.
  • Outro modo de imprimir cor no décor é apostar em ladrilhos hidráulicos ou outros revestimentos coloridos.

Revestimentos coloridos são uma ótima estratégia para deixar sua cozinha mais alegre.

Adornos, móveis e eletrodomésticos

  • Se você não quer mexer nas paredes ou mesmo nos armários de sua cozinha, aposte nos eletrodomésticos para colorir o ambiente. Há no mercado opções de geladeiras, fogões, cooktops, liquidificadores e outros utensílios coloridos.
  • Plantas para a cozinha não são aconselháveis, mas você pode investir em pequenos vasos de ervas. Além de temperos fresquinhos sempre à mão, você ainda garante mais cor ao ambiente.
  • Use e abuse de frutas para conferir cor ao décor. Maçãs, bananas, peras, todas essas frutas são ótimas como adornos. É só deixá-las em uma cesta sobre a bancada que as cores do espaço estão garantidas.

Cadeiras também podem conferir cor à cozinha.

Bancadas, paredes e armários

  • Armários pretos são realçados por paredes em cinza claro, pintadas no conhecido “cimento queimado”. Aposte em madeiras nos tons claros e escuros, tanto na mesa da cozinha quanto em uma parte dos armários.

  • Use e abuse de vários tons da mesma cor para deixar a cozinha mais interessante. Nesta cozinha (abaixo), os armários suspensos em tom ocre são realçados pelo revestimento que remete à cortiça. A adega de madeira clara, junto à mesa, também de madeira, ganha destaque com a bancada de silestone branco.

  • A combinação do preto e branco ganha mais vibração com a ajuda de uma terceira cor. Nesta cozinha integrada (abaixo), as estantes amarelas estão em perfeita harmonia com o branco das bancadas e parede e o preto dos armários.

Gostou das nossas dicas para escolher as cores da cozinha? Agora é hora de escolher a sua cozinha Lider. Visite uma de nossas lojas para saber mais!

Como ter uma cozinha prática e cheia de personalidade 1

Confira as novidades do nosso Editorial