Madeira na parede: como utilizar esse material em painéis de revestimento

10 JAN 2020
• Dica de decoração

Material com presença constante nas casas brasileiras, a madeira tem como uma de suas maiores qualidades a capacidade de trazer aconchego para o local onde está inserida. Não à toa, painéis de madeira na parede de salas, homes ou quartos podem ser vistos nos mais diferentes projetos.

Mas como aplicá-lo na decoração de casa sem erro? É o que mostramos para você a seguir.

 

Escolha uma parede do ambiente para receber o revestimento

Se na sua casa o piso é de mármore ou porcelanato, uma ótima forma de “quebrar” a sua hegemonia é aplicar madeira na parede e suavizar a presença da pedra na decoração. Nessa sala de Manuela Senna, o painel de madeira ocupa as paredes da porta de entrada da casa e ajuda a trazer a sensação de aconchego.

 

Pense no tom de madeira para combinar com o ambiente

Depois que decidir em qual parede será instalado o painel, é hora de escolher o tom que mais combina com a decoração do espaço. Nesse living da Cavalcanti Cronemberger, o painel de madeira segue a cor das poltronas Work do estúdio Nada Se Leva, sendo realçado ainda pelo tapete com estampa geométrica.

 

Preste atenção na iluminação

A iluminação também é muito importante quando se trata de painéis de madeira. Ela será responsável por destacá-lo e junto com ele conferir a sensação de acolhimento tão almejada. Nesse projeto de Roberta Rennó, o painel que recebe a escrivaninha feita sob medida ganhou duas luminárias, que o destacam e iluminam a mesa de trabalho ao mesmo tempo.

 

Misture a madeira com outros materiais e/ou tons

Uma ótima forma de surpreender no décor é misturar o painel de madeira com outros materiais. Nesse projeto da Degradê Arquitetura, ele ganhou armários feitos sob medida em laca fosca branca. A iniciativa destaca o espaço visual que a TV ocupa, além de trazer leveza ao ambiente.

 

Opte por um painel em alto relevo

A escolha traz mais graça e apelo visual a um ambiente. Um bom exemplo é essa sala projetada por Eduardo Muzzi, que escolheu um painel de madeira com tiras verticais em alto relevo. Ele ainda serve de pano de fundo para o sofá, deixando tudo mais aconchegante.

 

Pronto para inserir um painel de madeira na sua casa? Visite uma de nossas lojas e escolha os móveis que mais combinam com ele!

 

Confira as novidades do nosso Editorial