Tipos de lâmpadas e sua aplicação no décor

30 ABR 2018
• Dica de decoração

Já falamos em outra oportunidade como a iluminação é um dos fatores preponderantes para uma decoração de sucesso. Hoje, vamos abordar os diversos tipos de lâmpadas disponíveis no mercado e como cada uma deve ser usada na decoração. Basicamente, existem sete categorias de lâmpadas mais usuais: as incandescentes, as halógenas, as fluorescentes, as de descarga, as de LED, as de fibra ótica e as neon. Cada uma delas possui diversos formatos e aplicações. Selecionamos os principais a seguir:

Lâmpadas incandescentes

tipos de lâmpada

São as lâmpadas tradicionais, que hoje em dia estão sendo substituídas pelo fato de gastarem muita energia. Apesar do alto custo, elas são ótimas para conferir aconchego a um ambiente, já que possuem luz amarelada e emitem calor.

Lâmpadas halógenas

tipos de lâmpada

Esse tipo de lâmpada possui ótimo custo-benefício e são constituídas por um filamento que libera luz e calor. Por causa disso, são ótimas opções para quem deseja uma iluminação mais focada, sendo usada em spots embutidos, pendentes e lustres.

tipos de lâmpada

Gabriela de Rossi optou por utilizar spots nesse living.

Lâmpadas fluorescentes

tipos de lâmpada

São as que possuem o melhor custo-benefício, já que duram muito e gastam pouca energia. A mais conhecida é em formato tubular, muito vista em cozinhas e escritórios, mas elas também podem possuir diversos formatos. São indicadas para ambientes de alta circulação, como espaços comerciais, escritórios e também em casa, na cozinha e home office.

tipos de lâmpada

Lâmpadas fluorescentes são ótimas opções para a cozinha.

Lâmpadas de descarga (HDI)

tipos de lâmpada

Por terem uma alta potência, necessitam de reatores para sua ignição e demoram de 2 a 15 minutos para acenderem completamente. São usadas em grandes espaços, como fábricas, galpões, vitrines, estádios e postes de rua.

tipos de lâmpada

Estádios são um dos espaços que utilizam lâmpadas HDI.

Lâmpadas LED

tipos de lâmpada

São as queridinhas do momento. Possuem tecnologia que converte as descargas elétricas em luz por meio de um chip, sem emitir calor. Consomem pouca energia, o que aumenta a sua durabilidade e faz delas um produto ecologicamente correto. São muito usadas em projetos residenciais e comerciais, seja pontualmente— em estantes ou sobre obras de arte — seja de forma geral, como no quarto e corredores de casa.

tipos de lâmpada

Lâmpadas LED também podem ser utilizadas no interior de armários.

Fibra ótica

tipos de lâmpada

Um cabo de vidro transmite a luz, que é recebida em um dos pontos do filamento e assim transmitida em toda a sua estrutura, na forma de “efeito dominó”. Com ótimo custo-benefício, é usada principalmente para iluminações de efeito, como fachadas arquitetônicas, painéis, nichos de estantes e forros de gesso.

tipos de lâmpada

Instalações artísticas também podem receber iluminação em fibra ótica

Lâmpadas de neon

tipos de lâmpada

Um tubo de gás com neon em seu interior forma esta lâmpada, que é acionada quando submetida a eletricidade. Ela é muito usada em projetos comerciais e em eventos, devido ao seu aspecto lúdico.

tipos de lâmpada

Instalações irreverentes são a marca registrada das luzes de neon.

Agora que você já sabe tudo sobre lâmpadas, é hora de escolher a sua luminária Lider. Visite uma de nossas lojas e conheça os nossos modelos!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso Editorial