Móveis: quando vale a pena reformar ou comprar um novo

14 FEV 2020
• Dicas

Sustentabilidade é um conceito muito discutido atualmente. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos.

Com esses dados em mãos, surge a tendência de um novo comportamento: o consumo consciente. A ideia é inserir pequenas atitudes no dia a dia que possam contribuir para um mundo mais sustentável. E isso vai muito além de comprar somente o necessário. Escolher de quem comprar e descartar o que não usa mais de forma correta também são atitudes que fazem parte deste ciclo de consumo consciente.

No quesito decoração, uma iniciativa que pode contribuir para o bem do planeta é a reforma de móveis. Mas como saber quando vale a pena reformar ou comprar um novo?

É o que mostramos para você a seguir.

 

1 – Analise o estado do móvel

Se a peça é de qualidade e possui boa estrutura, com certeza reformar será uma opção a ser estudada. No caso de um sofá, por exemplo, se o tecido estiver manchado ou furado, vale a pena revesti-lo com um novo. Caso o assento ou encosto não esteja em bom estado, um restauro no estofado pode resolver o problema.

Para garantir a durabilidade do seu móvel, procure fornecedores qualificados, já que um revestimento ou estofamento mal feito pode acabar com seu móvel para sempre. A Lider oferece estes dois serviços, ambos seguindo um rigoroso padrão de qualidade e com a credibilidade de quem tem 75 anos de atuação neste mercado.

Caso seu sofá tenha sofrido ataque de pragas, como cupins, considere adquirir um novo móvel ou pesquisar valores para ver qual opção sairá mais em conta. Vale lembrar que limpar corretamente sua peça, ajuda a prolongar a vida útil dela. Confira nesse post te damos algumas dicas de como fazer a limpeza do sofá de acordo com seu material.

 

2 – Estude as medidas

Também é importante pensar nas dimensões do móvel caso você pretenda inserir ele em um novo local. Se ele estiver muito maior do que o espaço disponível, hora de pensar em adquirir uma nova peça. Caso as medidas estejam de acordo, você pode pensar em reformá-lo.

Talvez é o momento para investir em um mobiliário compacto e que otimize o espaço.

3 – Pense na sua função

Outro item que deve ser analisado cuidadosamente é a funcionalidade do móvel. Não basta que ele seja somente bonito, uma atitude sustentável requer também que ele exerça sua função de forma oportuna. Se você quer reformá-lo, mas não tem a sua função definida, a chance de desperdício e erro é muito maior.

4– Faça as contas

O ROI – retorno sobre investimento – deve ser levado em conta antes de decidir reformar o seu móvel. Caso os custos fiquem muito alto, vale pesquisar opções de compra na mesma faixa de preço e qualidade do móvel. Compare os custos e veja o que vale mais a pena.

5 – Descarte de forma correta

Decidiu comprar um novo móvel? Descartar o antigo corretamente é conduta obrigatória quando se fala em consumo consciente. Caso ele esteja em bom estado, revendê-lo pode ser uma boa opção. Se você pretende descartá-lo ecologicamente, plataformas como o Ecycle reúnem endereços de instituições que recebem esse descarte e o encaminham para reciclagem.

 

Pronto para reformar seu móvel? Visite uma de nossas lojas e confira os acabamentos e tecidos que temos disponíveis!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso blog

Uncategorized

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradiçõe...

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...