5 dicas de décor usando madeira escura

23 MAR 2018
• Dica de decoração

Esqueça o senso comum de que a madeira escura é para ambientes sóbrios e pesados. Se usada da maneira correta, ela pode garantir espaços leves, equilibrados e cheios de vida. Recursos como uma iluminação que valorize o material, tecidos que contrastem de forma harmônica com a sua cor mais escura e mix de texturas ajudam a atingir o objetivo de um décor diferenciado. Selecionamos 5 dicas que vão te ajudar a acertar na sua decoração. Confira:

1 – Contraste é fundamental

Para que o ambiente não fique muito pesado, é interessante contrastar a madeira escura com um material mais claro. Nessa sala de jantar de Aline Wani e Mara Wani, as estantes de madeira escura se equilibram perfeitamente com a parede de tijolinhos claros ao centro.

madeira escura

2 – Estampas realçam a matéria-prima

Experimente combinar a madeira escura com uma estampa de personalidade. Nessa sala de Jorge Trabuco, o revestimento da parede é valorizado pelo tapete geométrico nas cores off-white e azul.

madeira escura

3 – Misture materiais e texturas

A madeira, independente da tonalidade, faz par perfeito com o linho e o couro. Que tal misturá-la com estes tecidos? Nessa sala de jantar concebida pelo estúdio Nada Se Leva, a mesa de jantar Renda de madeira escura é realçada pelo revestimento em couro da cadeira Lilly da cabeceira. A outra Lilly, revestida em um linho branco, é responsável pelo contraste do décor, que ganha um up com o brise soleil ao fundo.

madeira escura

No quarto de Anamaria Diniz e Zilda Santiago, a cabeceira estofada da cama se encarrega de suavizar a parede, o criado e o banco Pandu em madeira escura.

madeira escura

4 – Invista na iluminação

Ela é um ótimo instrumento de valorização da madeira. Se planejada de maneira correta, garante ainda mais sofisticação ao décor. Nesse loft do escritório Bep Arquitetos, a estante de madeira ganhou iluminação pontual em alguns dos seus nichos. A estratégia tem dupla função: valoriza os adornos posicionados em cada um dos nichos e garante a funcionalidade do espaço de trabalho.

madeira escura

5 – Insira cores no ambiente

Outra forma de valorizar a madeira mais escura é misturá-la a objetos ou acabamentos coloridos. Nessa cozinha projetada por Sérgio Caus, a pedra que mistura tons verdes e marrons se encarrega de valorizar a bancada de madeira. Plantas e adornos espalhados pelas estantes são os detalhes que conferem charme ao ambiente.

madeira escura

Então, pronto para escolher o seu móvel de madeira escura Lider? Visite uma de nossas lojas para conhecer os nossos produtos in loco!

Confira as novidades do nosso Editorial