Horta em casa: dicas para cultivar temperos na cozinha ou área gourmet

11 DEZ 2019
• Dica de decoração

Se você adora cozinhar, já sabe que ter ervas e temperos frescos ao seu alcance é o primeiro passo para criar pratos saborosos. Com o papel da cozinha crescendo cada vez mais no funcionamento da casa, não é surpresa que horta em casa é uma tendência cada vez mais presente, seja na cozinha, seja na varanda gourmet.

Mas como cultivar esses temperos de forma eficaz e prática? Separamos algumas dicas que deixarão seu dia a dia bem mais gostoso.

 

Escolha o local ideal

Esse é o primeiro passo que deve ser tomado ao iniciar a montagem de sua horta. É importante que o espaço seja bem arejado e tenha boa iluminação. Outra dica é prestar atenção nos ventos. Para que as plantas não sejam prejudicadas, é interessante que elas não recebam ventos muito fortes nem fiquem expostas a muita umidade. Equilíbrio é fundamental.

 

Selecione as hortaliças que pretende plantar

Para a horta em casa realmente ser útil, o ideal é escolher as que você mais gosta e de maior uso.  Alecrim, cebolinha, coentro, gengibre, hortelã, manjericão, orégano e salsinha são alguns bons exemplos de ervas que podemos ter em casa.

 

Escolha o recipiente onde irá plantar as hortaliças

Essa etapa é superimportante, pois o bom desenvolvimento da sua hortaliça depende do local onde ela será plantada. Escolha os vasos levando em conta o estilo da sua cozinha ou área gourmet, sem esquecer que as plantas são um organismo vivo e sofrem influência do meio ambiente. Portanto, quanto maior os vasos, mais espaços elas têm para se desenvolver.

 

Use terra e sementes de qualidade

A matéria-prima de qualidade é item essencial para que sua horta em casa dê frutos saborosos e saudáveis. Você pode optar por preparar a terra você mesmo, ou já adquiri-la com os nutrientes necessários.

 

Misturar ou não ervas no mesmo vaso?

Caso tenha uma cozinha compacta, pode ser que surja a necessidade de plantar diferentes temperos no mesmo vaso para maximizar o espaço da sua horta em casa. Nesse caso, é interessante pesquisar sobre as espécies e confirmar se é possível que elas cresçam juntas em um mesmo local.

 

Quando regar?

O recomendado é que a rega seja feita quatro vezes por semana, de preferência no início da manhã ou no fim da tarde, horários de clima mais fresco, que garante uma melhor absorção da água. Não esqueça que o correto é regá-las diretamente na raiz.

 

Pronto para criar a sua horta em casa? Visite uma de nossas lojas e confira nossa linha de cozinhas!

Como ter uma cozinha prática e cheia de personalidade 1

Confira as novidades do nosso blog

Uncategorized

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradiçõe...

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...