Vale a pena integrar a varanda com a sala?

16 SET 2018
• Dica de decoração

Atualmente, integrar espaços é mais do que um conceito, é uma filosofia de vida. Foi-se o tempo em que a sala de jantar era um espaço separado da de estar e a cozinha nem pensava em se misturar com esses cômodos. Hoje, a história é outra. Integrar otimiza espaços, faz a vida ficar mais fácil no dia a dia e aumenta a sensação de conforto. Quando o assunto é varanda e sala, fica a dúvida: será que vale a pena integrá-las? Ou tal integração corre o risco de interferir no charme e na função de cada um dos ambientes? Tudo depende do modo como eles são integrados. Confira a seguir algumas estratégias de décor que selecionamos para integrar sua sala e varanda de forma inteligente e elegante.

Use matérias-primas que conversem entre si

A dica vale para deixar o ambiente mais harmônico e fazer com que os espaços conversem entre si.

Nesta varanda gourmet de 64 m² da Decora Lider BH 2018, as arquitetas Renata Basques e Fernanda Basques criaram espaços que podem ser usados de forma separada ou em conjunto. Os móveis têm como matéria-prima a fibra e a corda náutica, materiais versáteis, que se dão bem tanto em ambientes externos quanto internos.

integrar a varanda com a sala

Pense em uma cartela de cores orgânicas

Como o décor engloba tanto um espaço fechado quanto aberto, uma boa forma de deixar tudo mais natural é investir em uma cartela de cores orgânicas.

Nesse mesmo espaço de Fernanda Basques e Renata Basques, tons terrosos em nuances mais claras e que têm a neutralidade como elemento em comum foram escolhidos para estofados, tapetes e adornos.

integrar a varanda com a sala

Aposte na madeira

Ela é um material que se dá bem em áreas internas e externas. Além disso, combina com fibras e tecidos mais casuais. Outro fator interessante é que a madeira também recebe a natureza de braços abertos. Valorizá-la com plantas ou mesmo um jardim vertical é sinônimo de sucesso na certa.

Luciana Teixeira Steccini optou pela madeira como matéria-prima dominante nesta varanda integrada com a sala, e a valorizou ainda mais com plantas por todo o espaço.

integrar a varanda com a sala

Traga a vista para dentro do ambiente

Caso a sua varanda possua uma vista bonita, uma ótima forma de ajudar na sua integração com a sala é trazê-la para dentro do ambiente.

Rita Garajau usou dessa estratégia neste espaço, deixando tudo mais aconchegante e casual.

integrar a varanda com a sala

Pronto para integrar sua varanda com a sala? Saiba agora como fazer um mix de composição completo: misturando cores, texturas e estampas.

mix de composição

Confira as novidades do nosso Editorial