Dica de decoração

Obras de arte: dicas para incluí-las na decoração sem pecar pelo excesso

03 NOV 2019

Decorar bem a casa é o sonho de todos que fazem questão de morar bem. E sair em busca do estilo da sua decoração é uma tarefa nem sempre fácil. Escolher móveis, cartela de cores e adornos pode ser um verdadeiro desafio. 

Mas nada se compara à escolha das obras de arte para casa. 

Isso porque essa escolha mistura sentimentos, já que muitas vezes as obras carregam um valor sentimental. Outro ponto que pode dificultar é a combinação da obra de arte com a decoração. Como escolher estilo, cores e moldura da obra para o espaço? É possível apenas se deixar levar pelo afeto e escolher aquela obra que realmente te tocou de alguma forma? 

Bem, para um décor de sucesso, é interessante levar ambas as características – tanto física quanto sentimental – em conta.

Listamos abaixo alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de incluir uma obra de arte na decoração, principalmente se você não quer pecar pelo excesso.

 

Pense na combinação das cores da obra de arte com o cômodo que irá recebê-la

Esse é o primeiro passo para que sua obra de arte agregue ao décor e deixe a sua casa mais bonita. Se quiser um ponto de cor no ambiente, vale usar uma obra de arte para atingir esse objetivo. Caso prefira que ela acompanhe as cores do quarto, opte por uma nos mesmos tons da cartela de cores da decoração. Nesse quarto do showroom da Lider Ponteio, a obra de Geo Victor acompanha a sua cartela de cores.

 

No showroom da Lider Sion, a obra da galeria Orlando Lemos confere pontos de cor bem discretos ao ambiente.

 

Também no showroom da Lider Sion, o quadro de Marcelo Solá para a galeria Orlando Lemos, posicionado à esquerda, acompanha toda a cartela de tons do ambiente.

 

Analise como irá posicioná-la no décor

Uma forma interessante de surpreender na decoração é pensar em um jeito diferente de expor sua obra de arte preferida. Você pode encostá-la na parede e deixá-la displicentemente sobre o chão ou sobre um aparador, por exemplo.

No Home Industrial da B2 Arquitetura e Casé Lima Arquitetura para a Decora Lider Rio 2019, duas obras foram penduradas tradicionalmente na parede, enquanto outras três foram encostadas de forma casual no nicho de uma das paredes do cômodo.

 

O tamanho da obra de arte também é importante

Proporção também deve ser levada em conta na hora de escolher a obra de arte para casa. Espaços mais compactos pedem obras menores. Você pode, inclusive, juntar várias obras pequenas e fazer um mosaico em uma das paredes. Já espaços mais amplos permitem obras dos mais variados tamanhos. 

As maiores podem vir encostadas no chão ou penduradas na parede e as menores ocupando pequenos nichos na estante, por exemplo. No Living de Gérogia Mendonça e Cirlene Reco para a Decora Lider Vitória 2019, três obras – uma vertical e duas horizontais – foram posicionadas de forma a deixar o espaço mais harmônico.

 

Use a parede como pano de fundo para a obra de arte

Que tal destacar a sua obra de arte preferida pintando a parede de uma cor que a realce? O tom terroso serve como pano de fundo e destaca ainda mais a photoart de Geo Victor no showroom da Lider Ponteio.

 

Agora que você sabe inserir obras de arte na decoração, é hora de visitar uma de nossas lojas para escolher móveis e complementos!

 

as cores mais versáteis para poltronas