5 regrinhas básicas para decorar a sala com personalidade

26 SET 2018
• Dicas

A nossa casa diz muito sobre quem somos e qual é o nosso estilo de vida. Entretanto, refletir a personalidade na decoração é um desafio grande, pois há tantas opções e estilos que fica difícil escolher qual combina melhor com você. Para ajudar nesse processo de “autoconhecimento decorativo”, selecionamos cinco regras básicas. Descubra como decorar a sala com toques diferenciados.

1 – Repense as funções dos móveis

Uma mesa de jantar pode assumir o lugar de um aparador e receber plantas e objetos de família. Para atingir a tão falada personalidade, a dica é pensar fora da caixa.

Bianca Moreno e Matheus Brazileiro usaram dessa artimanha no seu ambiente para a Decora Lider Salvador 2018. Para completar e deixar tudo mais prático, inseriram uma arca abaixo da mesa, que pode guardar objetos e toalhas de mesa, por exemplo.

decorar a sala

2 – Mantenha a versatilidade da decoração

Ter um espaço em que é possível trocar móveis de lugar ajuda no quesito personalidade e na versatilidade da decoração da sala. Além disso, permite que novos elementos sejam integrados no espaço com facilidade.

Por isso, na hora de escolher os móveis, pense sempre adiante. Quais as diferentes formas possíveis de usá-los dentro de um mesmo espaço?

decorar a sala

3 – Tenha objetos e móveis que contem sua história

Se você quer uma decoração autêntica, é essencial imprimir seu toque pessoal a ela. Mostrar um pouco do seu jeito e contar a sua história por meio de móveis e objetos é uma forma de atingir esse objetivo no décor.

Neste apartamento, Nina Abadjeiff optou por colocar uma estante que recebe objetos e coleções do morador. Que tal expor os seus livros favoritos ou a sua coleção de objetos de viagem no espaço?

decorar a sala

4 – Não fique preso a padrões

Para deixar a sua sala com personalidade, é interessante fugir dos padrões e ousar. Então, por que não trocar aquele velho quadro sozinho na parede por vários deles, formando um painel que surpreende o olhar e deixa o décor mais casual?

Larissa Monzú e Carolina Lorenzato, da Degradê Arquitetura, usaram dessa estratégia na parede desta sala. Detalhe importante: não se esqueça de escolher gravuras e quadros com que tenha afinidade.

decorar a sala

5 – Esteja sempre aberta para o novo

Nossa personalidade também muda com o passar do tempo, então, é justo que nosso décor nos acompanhe nessa caminhada. Para que ele não fique parado no tempo, é interessante escolher uma cartela de cores neutra para a base da sala, como fez Paula Rodrigues neste projeto.

Para mudá-lo, basta investir em acessórios, como almofadas, quadros e plantas. Quer fazer uma mudança mais radical? Troque as cadeiras da mesa de jantar ou o tecido do sofá. Vale tudo para deixar a sala com a sua cara!

decorar a sala

Pronto para ter um décor cheio de personalidade? Confira nosso guia e descubra como fazer um mix completo de composição, inserindo cores, texturas e estampas diversas.

mix de composição

Confira as novidades do nosso blog

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradições culturais e espirituais é comum fazer uma limpeza energética no lugar onde se mora. O objetivo é liberar energias negativas e deixar o novo entrar. Uma boa maneira de fazer isso […]

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...

Dicas

Férias: saiba como preservar os estofados da casa de praia

Destino de muitas famílias nessas férias, a casa de praia é lugar de descanso, bons encontros e relaxamento. Mas para que todas essas boa...