Cortina: como utilizá-la na decoração?

24 JAN 2020
• Dica de decoração

A função da cortina vai muito além do controle de luminosidade. A peça também compõe o décor, além de garantir a privacidade das pessoas no cômodo onde é instalado, proteger os móveis da luminosidade excessiva e proporcionar o conforto térmico dentro de casa. Mas como utilizá-las na decoração?

As formas variam, de acordo com o tipo de cômodo e as necessidades do morador. Basicamente, tudo gira em torno do tecido. Tramas mais fechadas são ideais para quem deseja bloquear mais a luminosidade. Entram na lista tecidos como o algodão, o linho e o veludo. Já quem prefere algo mais leve tem o chiffon e o voal entre os seus tecidos preferidos.

A seguir, selecionamos alguns exemplos para você se inspirar.

 

Fibras naturais

Se o seu décor possui o estilo rústico chic, cortinas em fibras naturais são uma ótima escolha. Para o Living Zamá, ambiente do escritório Rocha e Rodrigues para a mostra Casas Conceitos, cortinas de fibras de bambu e bananeira percorrem o ambiente. O material é ideal para quem gosta de tecidos mais leves e cumpre bem a função de proteger o cômodo do excesso de luminosidade.

 

Leveza cênica

Para valorizar o teto feito com folhas de nogueira, a Très Arquitetura escolheu cortinas de voal quase transparentes para a sua Casa Grão, ambiente que foi destaque na CASACOR São Paulo 2019. A escolha combina bem com os materiais e cores escolhidas, garantindo o clima minimalista do ambiente. É uma ótima opção para quem deseja integrar o espaço interno a área externa.

 

Sofisticação e funcionalidade

A cortina também pode servir como um delimitador de ambiente. Nesse projeto de Bia Hajnal, ela separa a sala de jantar da casualidade da varanda gourmet. O tecido de algodão, que acompanha a cartela de cores em tons sóbrios do espaço, também marca pontos no quesito luminosidade, já que protege o ambiente da iluminação intensa.

 

Uma cortina, vários ambientes

Se a sala que você instalará sua cortina possui mais de uma função, (estar e home, por exemplo), é interessante determinar qual a principal atividade que a cortina exercerá. Nesse apartamento projetado pela Fonseca Burity Arquitetura, a principal função da cortina é o controle de luminosidade da sala, já que ela também serve como home. Mas nada impede que seu tecido em linho também sirva para compor o ambiente.

 

Detalhes que fazem a diferença

Se o seu ambiente é monocromático – como este living de Sergio Palmeira para a Decora Lider Vitória 2019 – vale investir em cortinas com detalhes. Nessa escolhida para o espaço, um fio marrom em sua barra divide a peça em duas partes, iniciativa que deixa o ambiente mais acolhedor.

 

Agora que você já escolheu as cortinas para a sua casa, é hora de visitar uma de nossas lojas para escolher móveis e complementos!

 

 

Confira as novidades do nosso blog

Uncategorized

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Dicas

4 passos para fazer uma limpeza energética na sua casa com o uso de cristais

Os cuidados com a casa têm muitos sentidos. Afinal, zelar por um lar vai além de mantê-lo sempre limpo e organizado. Em muitas tradiçõe...

Dica de decoração

Conheça as 5 pedras mais utilizadas em cozinhas

Ela chegou sem pedir licença e assumiu o protagonismo da casa. A cozinha já é o lugar preferido para muitas pessoas. Em versão integrada...

Dicas

Liquidação Renova: 10 peças para dar um up no décor da sua casa

O início do ano é uma ótima oportunidade para garimpar bons negócios em nossas lojas e outlet virtual. Isso porque até o dia 13 de feve...